HU/UEL promove primeiro treinamento sobre procedimento de ventilação em pacientes críticos 26/03/2020 - 10:31

Plantonistas, professores, 30 residentes de medicina que atuam no Hospital Universitário (HU/UEL) realizaram na terça-feira (24), no novo PS do HU/UEL, o primeiro treinamento para Via Aérea Difícil (VAD), com a técnica de sequência rápida para intubação traqueal, e Técnicas de Paramentação. A iniciativa foi da Diretoria Clínica do Hospital, com apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEPE). 

O treinamento foi coordenado pelo médico anestesiologista e intensivista, Fábio Nunes Trevisan, com o objetivo de capacitar os profissionais que estarão à frente dos casos considerados críticos do coronavírus. Segundo o chefe do Pronto Socorro do HU/UEL, José Roberto Almeida, o treinamento durou cerca de uma hora e meia e atendeu primeiramente os profissionais que atuam nos setores de Clínica Médica e Pneumologia. Outros treinamentos serão realizados, com o objetivo de alcançar o máximo de profissionais possível, assegurando assistência adequada para o enfrentamento da pandemia.

Protocolo - A assistência ventilatória é indicada, de acordo com o chefe do PS, para os pacientes considerados críticos. O Protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde prevê ventilação para complicações que podem ser, por exemplo, Síndrome Respiratória Aguda, lesão cardíaca e infecção secundária. As experiências nos países da Europa e na China demonstraram que quando o paciente evolui para um caso mais grave, a assistência com ventilação mecânica e intubação traz maior evolução do quadro respiratório. A preocupação maior é com os idosos, a partir dos 60 anos, além de pessoas que apresentam comorbidade como problemas cardíacos, diabetes e outros.

Os treinamentos realizados também foram promovidos pelas demais diretorias do HU/UEL - Superintendente, Clínica, de Enfermagem e Administrativa.