Grupo de Trabalho debate 2ª edição de Residência Técnica em Projetos e Obras Públicas 05/02/2020 - 16:32

Um grupo de trabalho formado por representantes da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), Paraná Edificações, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Púbicas (SEDU) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) debateram, nesta quarta-feira (5), a proposta de 2ª edição da Residência Técnica em Projetos e Obras Públicas. O edital está previsto para o mês de abril.

Destinado a Engenheiros Civis e Arquitetos, a residência é um programa composto pelo ensino de pós-graduação, na forma de curso de especialização (lato sensu) e a realização de atividades práticas em um órgão governamental.

As aulas teóricas são ministradas na modalidade educação a distância, por professores das universidades estaduais. Na parte prática, os residentes acompanharão obras e projetos nas secretarias e órgãos estaduais, sob a orientação e supervisão de profissionais.

“O programa de Residência Técnica foi inspirado na Residência Médica, proporcionando ao aluno a formação em um curso de especialização e o desenvolvimento de atividades práticas em diferentes setores do Estado. Essa experiência proporciona a formação de pessoas para o serviço público”, afirmou o assessor técnico da Seti Décio Sperandio.

Inicialmente estão previstas 100 vagas para residentes e 50 vagas para servidores públicos. Os servidores podem realizar somente o curso de pós-graduação lato sensu. As ênfases do programa vão abordar as áreas de Planejamento Urbano, Edificações e Infraestrutura Viária de Transportes.