Governo transforma Academia do Guatupê em Escola Superior da PM 14/09/2010 - 11:40

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, apresentou, na Escola de Governo desta terça-feira (14), o anteprojeto de lei que prevê a implantação de uma Escola Superior na Academia de Polícia Militar do Guatupê.
Dessa forma, propõe-se que seja instituído o Sistema de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), dotado de características próprias e que se destina a qualificar recursos humanos para o desempenho de cargos e para o exercício das funções e atribuições institucionais.
A iniciativa é resultado de estudo do Grupo de Trabalho da Polícia Militar do Estado do Paraná em parceria com representantes da Coordenadoria de Ensino Superior e da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
De acordo com o secretário Lübke, a lei busca dar melhores condições para transformar a segurança pública e os serviços prestados pelos policiais em serviços de inteligência. “A civilização avança à medida que implementamos métodos de racionalidade e civilidade através do processo educativo”, afirmou.
Entre os objetivos propostos, o Sistema de Ensino destaca a atualização científica e tecnológica; o estímulo do pensamento reflexivo e articulado; o fomento à pesquisa científica; a integração permanente com a comunidade e com outros agentes do poder público, entre outros.
Após a apresentação, o governador Orlando Pessuti; o secretário Nildo Lübke; o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa e o comandante da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Cartens, assinaram o documento que será encaminhado à Assembleia Legislativa.
Para o secretário Serpa, os benefícios oferecidos com a iniciativa serão capazes de aprimorar, ainda mais, o trabalho realizado por esses profissionais, ou seja, “representa um grande avanço na área de segurança”.
Segundo o coronel Luiz Rodrigo Cartens, com a criação do Sistema de Ensino será possível valorizar a cultura, adequar princípios e, assim, entregar à sociedade um policial melhor preparado. “O profissional sentirá, cada vez mais, o apoio do governo e isso é, sem dúvida, um presente para todos os paranaenses”, comemorou.