Governo reúne lideranças para debater o desenvolvimento da região do Litoral do Paraná 18/08/2023 - 17:00

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, realizou na quinta-feira (17) um seminário sobre os desafios e as oportunidades para a ciência, tecnologia e inovação no Paraná. O evento abordou o desenvolvimento econômico sustentável da região do Litoral paranaense, com foco em inovação tecnológica e novas cadeias de negócios.

Organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), a iniciativa reuniu lideranças estaduais e regionais ligadas ao ecossistema de inovação. Em uma programação intensa, os participantes discutiram sobre economia e sustentabilidade, pequenos empreendimentos, cadeias de negócios ligados à economia marítima, entre outras temáticas.

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, as universidades impulsionam o desenvolvimento regional por meio de conexões com o ambiente socioeconômico. “As universidades públicas, estaduais e federais, assim como as instituições privadas de ensino superior, formam profissionais qualificados e desenvolvem atividades de pesquisa voltadas para questões locais de crescimento econômico e social, o que representa uma riqueza em ativos tecnológicos no Paraná”, afirmou.

O gestor também ressaltou a importância de reunir lideranças em torno de pautas associadas ao desenvolvimento social e crescimento econômico. “Reunir os agentes produtivos da região litorânea do Paraná é uma oportunidade para avaliarmos as melhores formas de o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia contribuir para o desenvolvimento local e regional”, pontuou.

Ao longo do dia, entre vários assuntos, foram debatidas ações como a implementação de espaços de inovação pelos municípios, o empreendedorismo de impacto e a integração entre universidade e sociedade no estímulo ao desenvolvimento regional. Também foram discutidos temas relativos à sustentabilidade, como a importância da bacia hidrográfica do litoral paranaense e o crescimento portuário na perspectiva da responsabilidade ambiental.

PRESENÇAS – Também estavam presentes no evento o vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba; o prefeito de Morretes, Junior Brindarolli; o coordenador do Separtec, José Maurino de Oliveira; o coordenador da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Giles Cesar Balbinotti; o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Nilceu Deitos; o diretor técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), César Reinaldo Risseti; e o professor Silvestre Labiak Junior, pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).