Governo mantém parceria com o CREA/PR para o desenvolvimento de novas ações conjuntas 06/08/2021 - 14:47
Na última semana representantes da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) se reuniram com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Ricardo Rocha, para discutir novos projetos, que serão desenvolvidos em ações conjuntas, envolvendo as instituições estaduais de ensino superior paranaenses.
Dentre as frentes desse novo Acordo de Cooperação estão a capacitação ofertada para profissionais das Universidades Estaduais, relacionadas ao BIM (Modelagem de Informações da Construção), a Anotação de Responsabilidade Técnica Social (ART) e a criação de mais planos de ação focados no programa CreaJr-PR - iniciativa que visa aproximar os estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências, por meio do conhecimento sobre o órgão regulador, sua estrutura e organização.
Durante a reunião, esteve em pauta a adoção de uma taxa reduzida na emissão da ART para as Universidades Estaduais. Esse documento é exigido na execução de obras e prestação de serviços das áreas de Agronomia, Engenharia, Geografia, Geologia e Meteorologia.
Para os profissionais, o registro da ART assegura a formalização e comprovação da capacidade técnico-profissional, enquanto para a sociedade, o documento serve como instrumento de garantia, uma vez que formaliza o compromisso do profissional contratado com a qualidade dos serviços.
Considerando a parceria com o Crea-PR, os projetos acadêmicos que necessitem de ART terão menos despesas para a emissão de registros, impactando em redução de custos para as instituições de ensino superior.
A parceria também prevê a oferta de cursos de formação na plataforma BIM para estudantes, professores e engenheiros, que atuam na comunidade universitária. Essa tecnologia possibilita a criação digital de modelos virtuais precisos de uma construção e o suporte ao projeto ao longo das várias fases, permitindo assim melhor análise e controle.