Governo investe R$ 100 milhões em pesquisa neste ano 20/11/2009 - 17:50

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, comemorou a assinatura dos convênios que beneficiam a área da ciência e da tecnologia, realizada nesta sexta-feira (27) em Curitiba, no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). “Essa é mais uma parceria que nós estamos fazendo com o governo federal. Vale ressaltar que esses investimentos, além das universidades estaduais do Paraná, também servirão a todas as 48 universidades estaduais e municipais do Brasil”, comentou Lygia a respeito do convênio que beneficia a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.
Segundo a secretária, o convênio é fruto de um esforço conjunto. “Essa é a primeira vez que um acordo como esse, feito com o Ministério da Ciência e Tecnologia, dá um aporte à infraestrutura laboratorial para as nossas universidades. Este acordo é resultado de um trabalho exitoso que temos com o Ministério, a Associação, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia e com a compreensão do nosso ministro paranaense Paulo Bernardo, que vem liberando os recursos para os projetos que são vinculados à nossas instituições”, disse.
Lygia ressaltou que é muito bom poder contar com governos que pensam de maneira semelhante. “Não há desenvolvimento da sociedade se não tivermos o Estado como alavancador. As parcerias com o governo federal potencializam recursos financeiros e humanos, para que possamos construir a sociedade do conhecimento”, afirmou.
A área de ciência e tecnologia recebeu um aporte significativo de recursos nos últimos anos. No Paraná, a partir de 2002, o Fundo Paraná, que congrega 2% da arrecadação estadual, foi destinado às instituições estaduais de ensino superior e aos institutos de pesquisa e disseminação de conhecimento. “Acho que iniciamos uma nova era. Só para pesquisa, do fundo de ciência e tecnologia, foram investidos mais de R$ 100 milhões em 2009. Hoje temos projetos na área da agricultura familiar, que representa 80% das propriedades do nosso Estado, e na extensão tecnológica empresarial, que vincula o conhecimento às pequenas e microempresas. Tudo isso com o objetivo de estimular um desenvolvimento sustentado no conhecimento”, finalizou Lygia.