Governo inaugura bloco do PDE em Jacarezinho 02/10/2010 - 10:10

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, representando o governador Orlando Pessuti, inaugurou o Centro de Integração do Ensino Superior – Educação Básica, nesta quinta-feira (30/09), em Jacarezinho. O centro conta com cerca de 800 metros quadrados e servirá para as atividades didático-pedagógicas do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).
Para Lübke, o PDE é um programa promissor. “Nos países ditos modernos não conheço essa experiência de formação continuada como o PDE. Nós temos que construir uma sociedade em cima do conhecimento, mas de forma verdadeira e contínua, baseada na solidariedade. Assim, atendemos ao que a população está solicitando, sobretudo atendemos aos mais pobres. E o governador Orlando Pessuti tem feito esforços notáveis para dotar o estado das condições necessárias para a sociedade da solidariedade”, afirmou.
O reitor da UENP, dom Fernando José Penteado, ressaltou que o apoio do governo do Estado e do secretário Lübke tem sido muito importante à região. “O secretário veio várias vezes à Jacarezinho incentivar a formação da universidade. Hoje, damos continuidade àquilo que ele sonhou para o Norte Pioneiro”, disse.
Para a diretora do campus de Jacarezinho da UENP, professora Ilca Maria Seti, é um orgulho receber esse prédio. “Essa construção alterou a nossa arquitetura local e também irá alterar a vida de muitos professores da região. A aliança firmada entre a educação básica e o ensino superior foi perfeita. Nós, do ensino superior, não só ensinamos, mas também aprendemos muito”, salientou.
Já o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, professor Rogério Macedo, destacou a importância de investimentos para elevar a qualidade da educação. “Não se faz educação de qualidade apenas com palavras, se faz com investimentos. E é isso que estamos vendo com essa inauguração. Tivemos um governo estadual que pôs dinheiro na educação, e é assim que vamos atingir os níveis de qualidade que sempre sonhamos. E, pelo que vimos, já estamos atingindo”, afirmou.
O coordenador do PDE na UENP, professor Maurício de Aquino, falou sobre a expectativa em relação ao programa na Instituição. “O PDE se tornou Lei, e nós devemos assumir essa atividade não como uma ação secundária, mas como uma responsabilidade da UENP. Nessa nova fase, espero que possamos implantar, estabelecer e profissionalizar o PDE na UENP”, ressaltou.
O governo do Estado investiu aproximadamente R$ 1,2 milhão na construção do bloco e na aquisição de mobiliário e equipamentos. Além disso, sete professores foram contratados para atuar no PDE da UENP. A instituição já iniciou as atividades da terceira turma, que conta com cerca de 250 professores da educação básica.
Na oportunidade, ainda foi inaugurada a praça Nelson Gomes de Oliveira, um espaço de integração e também destinado aos ônibus que trazem estudantes dos municípios vizinhos.