Governo do Paraná oferece bolsas de produtividade em pesquisa 28/08/2009 - 15:39

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, lançou nesta quinta-feira (27) edital do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, destinado a projetos de pesquisadores das Instituições Públicas Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES). Os recursos disponíveis somam R$ 503,6 mil. “O Paraná é o único estado do Brasil que oferece bolsa de produtividade em pesquisa. Além do nosso estado, apenas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece esse tipo de bolsa”, afirmou a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A chamada de projetos 09/2009 implementa a Bolsa de Produtividade em Pesquisa em consonância com as atuais diretrizes da Seti e como parte do Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual. O programa visa, diretamente, a melhoria da qualificação dos cursos de pós-graduação stricto-sensu no Estado e, indiretamente, a consolidação de grupos de pesquisa sediados no Paraná e a qualificação de todo o sistema público estadual de ensino superior.
Espera-se conceder 43 bolsas com duração de até 12 meses, sendo destinadas pelo menos três bolsas para cada uma das áreas de conhecimento. O valor mensal da bolsa será de R$ 976,00.
As bolsas de produtividade em pesquisa são concedidas por meio de cotas mensais, com duração de 12 meses, a pesquisadores do Paraná de alta produtividade e de reconhecida liderança na sua área, que sejam responsáveis por redes ou projetos de pesquisa de alta relevância para a política estadual de C,T&I, atuam na pós-graduação stricto sensu e que não possuam bolsa equivalente de outras agências de fomento.
O candidato a bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária deverá cumprir uma série de requisitos, como ter o título de doutor, ter vínculo efetivo e permanente com IEES que garanta as condições mínimas de apoio e infra-estrutura para realização da proposta apresentada; estar envolvido com atividade de pesquisa, como coordenador ou participante de pelo menos um projeto de pesquisa de interesse científico e/ou tecnológico do Estado do Paraná; ter produção científica e/ou tecnológica independente, regular, de qualidade e de relevância, nos últimos cinco anos; participar de grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq e certificado pela instituição com que mantém vínculo, dentre outros.
Poderão ser submetidas propostas no âmbito de uma das seguintes áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Sociais e Humanas; Administração e Economia; Educação e Psicologia; Engenharias; Física e Astronomia; Geociências; Letras e Artes; Matemática - Estatística e Informática; Química; Saúde.
As propostas devem ser enviadas até o próximo dia 21 de setembro. Mais informações podem ser obtidas nos endereços eletrônicos projetos@fundacaoaraucaria.org.br, projetos2@fundacaoaraucaria.org.br, pelos telefones (41) 3271-7456 ou 3271-7419 e na página da Fundação Araucária www.fundacaoaraucaria.org.br