Governo do Paraná incentiva iniciação científica de estudantes da rede estadual 11/09/2009 - 16:00

Estudantes das duas últimas séries do ensino médio da rede pública do Paraná poderão participar do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), executado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. As bolsas serão financiadas com recursos da Seti/Fundo Paraná e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mediante Acordo de Cooperação Técnica.
O programa conta com um total de R$ 600 mil para a concessão de até 500 bolsas de Iniciação Científica Júnior, com duração máxima de 12 meses e valores mensais de R$ 100 por bolsista.
“O objetivo desse programa é despertar potenciais talentos para a ciência e estimular a iniciação científica de alunos que, em 2010, estarão cursando a segunda ou terceira séries do ensino médio ou profissional de escolas da rede pública do Paraná”, afirmou a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Segundo a secretária Lygia Pupatto, esse estímulo será possível mediante a participação em atividades de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas por docentes ou pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e Pesquisa (IESP), públicas e privadas sem fins lucrativos e com certificado de utilidade pública, sediadas no Estado.
Essas IESP serão consultadas pela Fundação Araucária sobre a possibilidade e disposição em oferecer oportunidades de iniciação científica para alunos da rede pública estadual do ensino médio, na forma de estágios junto a projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento, sob a orientação de um professor/ pesquisador executor do projeto.
A Fundação Araucária consolidará o elenco de ofertas recebidas por municípios e enviará as informações à Secretaria de Estado da Educação (Seed), que as divulgará junto aos respectivos Núcleos Regionais e direções das escolas públicas de ensino médio situadas nos municípios-sede dos estágios ofertados.
A direção da escola pública de ensino médio, assessorada pelo respectivo Conselho de Classe, deverá indicar os alunos aos respectivos Núcleos Regionais da Seed, levando em conta o histórico escolar, a freqüência à escola, o desempenho e a aspiração do aluno para atividades técnico-científicas. Cada escola poderá indicar até cinco alunos.
Do total de recursos disponíveis, R$ 190.800,00  serão concedidos pelo CNPq, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Araucária, e R$ 409.200,00 serão oferecidos pela Fundação Araucária, com recursos da Seti/Fundo Paraná.
Os prazos de envio das propostas e outras informações adicionais sobre o conteúdo da chamada de projetos 11//2009 podem ser obtidos por meio dos emails: projetos@fundacaoaraucaria.org.br , projetos2@fundacaoaraucaria.org.br ; pelos telefones (41) 3271-7419 / 3271-7456 e também em www.fundacaoaraucaria.org.br .