Governo do Paraná entrega computadores e acessórios às IEES 13/07/2009 - 17:50

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) começou a entregar às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) o primeiro lote de computadores e acessórios adquiridos com recursos do programa Universidade em Movimento. A entrega dos 7900 equipamentos adquiridos pela Seti será feita em três etapas e beneficiará alunos dos 258 cursos de graduação. A primeira etapa prossegue até o dia 3 de agosto.
Com essa iniciativa, cada um dos cursos de graduação das universidades e faculdades estaduais terá um laboratório com 30 computadores para utilização prioritária dos estudantes. De acordo com a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, o objetivo é universalizar o acesso à informática e à internet. “Com um investimento previsto de R$ 14,6 milhões, a Seti também ofereceu a todas as instituições estaduais o programa de acesso à internet banda larga, gratuita e sem fio, que está em execução pela Companhia de Informática do Paraná – Celepar”, contou.
Pesquisa sócioeconômica de ingresso mostra que apenas 40% dos estudantes das IEES têm computador e internet em casa. Com esse programa, o Governo do Paraná torna realmente acessível esse instrumento para o dia a dia do estudante.
Desde o ano passado, o programa Universidade em Movimento investe R$ 85 milhões na infraestrutura das IEES, com objetivo de aprimorar o padrão de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. O programa beneficia mais de 90 mil estudantes, quase 9 mil técnicos e cerca de 7 mil professores e pesquisadores das setes faculdades e seis universidades estaduais. Os investimentos do Universidade em Movimento fazem parte do Programa de Reestruturação  do Sistema Público de Ensino Superior, que de 2003 a 2009 investirá um total de R$ 207 milhões em infraestrutura e equipamentos às IEES.
Os computadores serão disponibilizados às IEES depois da checagem da capacidade dos equipamentos e outras especificações constantes nos procedimentos de licitação pelos técnicos da Celepar.
A primeira instituição a receber os equipamentos foi a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Na semana passada, a Instituição recebeu  400 computadores. A próxima instituição a receber os equipamentos será a Universidade Estadual de Maringá (UEM).