Governo do Estado inaugura primeira Biofábrica do Paraná 24/09/2009 - 10:27

A Seti, em parceria com Tecpar e UENP, inauguram a Biofábrica de controle biológico para a agricultura familiar
A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), inaugura nesta quinta-feira (24) a primeira Biofábrica do Paraná, em Jacarezinho. Executado em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campi Luiz Meneghel e Jacarezinho, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Laboratório de Controle Biológico para a Agricultura Familiar vai funcionar nas antigas instalações do Tecpar de Jacarezinho.
O objetivo é produzir inseticidas biológicos através da produção de insetos que podem ser aliados vitais dos produtores, principalmente os pequenos. Desta forma, a produção ficaria livre dos agrotóxicos, que além de possuir custo elevado, poluem o meio ambiente e deixam resíduos tóxicos em alimentos. A biofábrica é a primeira unidade do Paraná responsável pela produção de bioinseticidas e insetos que serão usados no controle de pragas das lavouras.
O controle biológico é o processo natural de regulação do número de indivíduos da população de pragas por ação dos agentes de mortalidade biótica, também chamados de agentes de controle biológico ou inimigos naturais.
“O maior exemplo disso é o combate de pragas através do controle biológico, que está aumentando consideravelmente, atendendo às demandas mundiais pela utilização de práticas agrícolas menos agressivas ao meio ambiente. Em comparação ao controle químico, o controle biológico protege a biodiversidade, diminuindo o risco de atingir organismos não-alvo e não deixa resíduos tóxicos em alimentos, água e solo, além de aumentar o lucro do produtor, pois tende a ser mais barato que o uso de produtos químicos”, afirma a secretária Lygia Pupatto.
A Agricultura Familiar, constituída por pequenos e médios produtores, representa a imensa maioria da categoria no Brasil. No Paraná, segundo dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), a prática da agricultura familiar emprega aproximadamente 80% dos trabalhadores do campo. Composto por produtores e seus familiares, este percentual de trabalhadores do campo é responsável pela geração de inúmeros empregos no comércio regional e nos serviços prestados nas pequenas cidades. O gradativo aumento na renda deste grupo, por meio de sua maior inserção no mercado, tem impacto importante tanto no interior do país quanto nas grandes metrópoles.
Serviço:
Assunto: Inaguração da Biofábrica – Controle Biológico para a Agricultura Familiar
Data: 24/09/09
Local: Tecpar – Unidade de Jacarezinho