Governo do Estado garante qualidade do leite em Ibiporã 24/07/2009 - 10:40

A qualidade do leite e a produtividade de 500 pequenos produtores rurais de Ibiporã, no Norte do Estado, têm as condições de melhoria garantidas. Com a assinatura de dois convênios no valor de quase R$ 350 mil, a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, viabilizou neste sábado (25), no Centro de Eventos de Ibiporã, os recursos para as obras e a compra de equipamentos de implantação de uma Usina de Pasteurização e Transformação de Leite.
“É um salto de qualidade extraordinário, tanto para os produtores como para os consumidores desse leite”, afirmou a secretária. “Com este projeto do Leite Bom vamos atender os pequenos produtores rurais de Ibiporã, que terão condições de fornecer um alimento de qualidade para toda a população da região. Até agora, o leite tem sido vendido sem passar por um processo de pasteurização. Além de oferecer leite de qualidade, a instalação da usina vai aumentar a renda dos produtores e vai contribuir para que eles permaneçam na sua propriedade”, disse Lygia.
Com previsão de execução em 12 meses, o projeto para Implantação de Usina de Pasteurização e Transformação de Leite em Ibiporã será executado numa parceria entre Prefeitura de Ibiporã, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Associação dos Produtores de Leite de Ibiporã, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
No valor de R$ 146 mil, o primeiro convênio prevê a execução da obra em terreno cedido pela Prefeitura Municipal. O segundo convênio libera recursos no valor de R$ 199 mil ao Iapar destinados à aquisição dos equipamentos para a Usina de Pasteurização e Transformação de Leite: um mini-laticínio completo, um tanque de resfriamento de leite e tachos múltiplos para queijo. O Iapar também oferecerá suporte técnico aos produtores, com a participação da UEL.
“A construção e implantação da usina é uma necessidade antiga. Devido às características geográficas do município, temos uma carência de condições para o desenvolvimento da pecuária leiteira”, disse Israel Pifer, presidente da Associação dos Produtores de Leite de Ibiporã. “Temos poucos produtores de leite e concentrados em um bairro da cidade. O laticínio será instalado próximo, onde está a maior carência de desenvolvimento de nossa pecuária leiteira”, informou.
A expectativa dos produtores, segundo Pifer, é dobrar e até triplicar a produção média diária, atualmente de 50 litros de leite. De acordo com o presidente da Associação de Produtores, o suporte técnico do Iapar vai permitir a melhoria da alimentação dos animais com a implantação de pastos adequados à região e, dentro de algum tempo, a aquisição de animais que ofereçam maior produtividade.
O objetivo do projeto é proporcionar condições de legalidade e sustentabilidade da atividade leiteira aos agricultores familiares. Com a pasteurização do leite, no laticínio poderão ser produzidos produtos de alto valor agregado, como queijos, doce de leite e bebidas lácteas, sempre dentro dos padrões de qualidade.
Além do prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, e da vice-prefeita Sandra Moya de Lacerda, participaram do evento onde também foram comemorados o Dia do Colono (25 de julho) e o Dia do Agricultor (28 de julho), o deputado federal André Vargas; o diretor técnico-científico do Iapar, Arnaldo Colozzi Filho; a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia; secretários municipais, vereadores, líderes sindicais de trabalhadores rurais e agricultores de Ibiporã.