Governo destaca atuação da Unioeste na divulgação científica em evento agropecuário 14/02/2022 - 12:37

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi um dos destaques na 34ª edição do Show Rural, evento que abre o calendário anual de feiras agropecuárias, em Cascavel, no oeste paranaense. No período de 7 a 11 de fevereiro, pesquisadores, professores e estudantes apresentaram projetos de pesquisa e ações de extensão com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

Na ocasião, a Unioeste compartilhou o espaço, com as outras seis instituições estaduais de ensino superior paranaenses, além da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Reunindo 20 projetos, o local ficou conhecido como o estande da Ciência e Tecnologia do Governo do Paraná, durante os cinco dias de evento.

As tecnologias apresentadas pela Unioeste são desenvolvidas nos cinco campi da instituição – Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo –, com participação de mais de 10 mil acadêmicos, entre professores e alunos.

O superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, reconheceu o protagonismo da Unioeste, que se apresentou como vitrine das atividades acadêmicas. “Foi um momento importante para projetar as pesquisas para a comunidade, demonstrando a importância da universidade pública para contribuir com o desenvolvimento local e regional”, destacou.

“Foram semanas de preparação e dias intensos de evento. Nosso agradecimento muito especial a toda a equipe da Unioeste, em nome do reitor Alexandre Webber e do coordenador de Comunicação, Victor Hugo Junior, que organizaram, com muito empenho, um espaço para compartilhar a ciência e para mostrar o que as nossas universidades vêm fazendo em favor do desenvolvimento do segmento rural e do bem-estar da população paranaense”, afirmou o superintendente.

As universidades se revezaram na promoção de projetos inovadores desenvolvidos para o setor agropecuário. Já a Seti divulgou o Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime). Lançada em 2021, a iniciativa visa transformar pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a população. Empreendedores beneficiados pela primeira edição do programa conversaram com o público sobre a experiência.

Segundo estimativa da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), organizadora do evento, o Show Rural 2022 movimentou mais R$ 3 bilhões em negócios.

PROJETOS DA UNIOESTE – Entre várias iniciativas científicas e tecnológicas, algumas na etapa de prototipagem e outras com protótipos em fase de testes, a Unioeste levou ao evento um robô para pulverização de precisão, que proporciona automatização e eficiência na aplicação de defensivos agrícolas. O equipamento faz parte do projeto de pesquisa Smartfarm – conceito que se refere ao gerenciamento de fazendas, a partir da utilização de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Outra tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da Unioeste consiste em uma estação meteorológica, que contempla sensores para mensurar chuvas, umidade do ar e do solo, temperatura ambiente, velocidade do vento, pressão atmosférica, entre outros aspectos. Coletar esses dados é importante para auxiliar agricultores nas melhores práticas de cultivo, de forma eficiente, reduzindo custos, otimizando a aplicação de insumos e, principalmente, contribuindo para a previsão da safra.

A equipe da instituição de ensino também apresentou projetos de transformação de microrganismos para produção de enzimas e biomoléculas; de obtenção de prebióticos a partir de sorgo, palha de milho, sabugo de milho e para crescimento de probióticos; de aproveitamento de subprodutos agroindustriais para produção de enzimas de interesse industrial; de produção de enzimas para estudo de atividade contra fungos e insetos microrganismos que causam doenças em plantas.

A lista é completada pelos projetos de controle biológico dos aviários e do ácaro-vermelho de poedeiras; de controle biológico do percevejo-marrom da soja; de valorização agronômica e energética de resíduos agroindustriais; de monitoramento e gestão de produtores agrícolas com técnicas de sensoriamento remoto; de processamento do pescado; além de um carro elétrico e uma máquina extrusora de óleo de soja e amendoim.