Governo defende recursos para a Catedral e Santa Casa de Curitiba 16/09/2010 - 17:49

O governador do Paraná Orlando Pessuti recebeu nesta quinta-feira (16) o arcebispo de Curitiba Moacyr Vitti e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, irmão Frederico Unterberger. A destinação de recursos do governo para a restauração da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz e da Santa Casa de Misericórdia foi o tema da reunião. “Estamos reunindo esforços para atender essas demandas, como temos feito desde o início do governo”, disse Pessuti.

Desde 2003, já foram destinados quase R$ 6,5 milhões à Santa Casa, em repasses mensais para ampliar e melhorar o atendimento à população. Com a ajuda desses recursos, a instituição obteve, no ano passado, os melhores índices de tratamento em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral do País, de acordo com levantamento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

“Também houve investimentos na capacitação de profissionais como os médicos intensivistas e nas equipes multidisciplinares”, informou na ocasião o provedor da Santa Casa, Frederico Unterberger.

O governador Pessuti determinou que o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lubke, faça a intermediação junto à Secretaria de Planejamento e de Obras para viabilizar os recursos para a instituição. “É uma construção bicentenária que precisa de reforma e ampliações. Agradecemos poder contar com a sensibilidade do governador”, disse o provedor da Santa Casa de Misericórdia, irmão Frederico Unterberger.

CATEDRAL – Pessuti reforçou a intenção por parte do governo de auxiliar no levantamento de recursos para a reforma da catedral. O arcebispo de Curitiba Moacyr Vitti ressaltou a importância histórica do prédio, construído entre 1876 a 1893 na Praça Tiradentes, mesmo local onde foi fundada a primeira igreja católica da cidade, em 1693. “Agradecemos muito ao governador Pessuti por nos ajudar com esta causa”, disse. Os recursos, em torno de R$ 1 milhão, devem ser obtidos por meio da Lei de Apoio à Cultura ou por repasse, por intermédio da Secretaria da Cultura.