Governo começa a promover o 35º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 11/03/2022 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná iniciou uma série de ações promocionais do 35º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, com foco na ampla divulgação da premiação. Nessa quinta-feira (10), a equipe da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) visitou os pró-reitores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que conta com 13 campi distribuídos por todas as regiões do território estadual. As inscrições do prêmio seguem até 30 de junho.

Considerada uma das principais iniciativas de incentivo e reconhecimento científico e tecnológico do Brasil, o prêmio vai conceder mais de R$ 254 mil para professores pesquisadores e extensionistas e estudantes de graduação de instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica do Paraná. Nesta edição, serão avaliados trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde, incluindo as respectivas subáreas.

A UTFPR reúne 14 programas de pós-graduação e 26 cursos de graduação com possibilidade de inscritos na premiação deste ano. Os estudantes de mestrado e alunos de bacharelado, licenciatura e tecnologia estão nos campus Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

O prêmio conta ainda com uma categoria para inventores independentes, que contempla autores de projetos inovadores desenvolvidos em Agências de Inovação e Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das instituições paranaenses de ensino e pesquisa. Entre esses potenciais candidatos estão os empreendedores assistidos pelas incubadoras da UTFPR.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, professora Claudia Regina Xavier, essa premiação representa um marco para visibilidade dos estudos desenvolvidos em diferentes laboratórios e grupos de pesquisa. “É importante motivar os pesquisadores em suas carreiras acadêmicas para traduzirem os trabalhos de pesquisa científica em linguagem acessível à comunidade, proporcionando as condições necessárias para que sigam desenvolvendo ciência e tecnologia”, destaca.

Para o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, professor Jean-Marc Stéphane Lafay, a premiação fortalece e incentiva novos métodos de ensino. “As novas tecnologias e metodologias de ensino revelam um perfil mais protagonista dos acadêmicos de gerações recentes, que utilizam métodos científicos como base de análise para resolução de problemas reais, contribuindo assim para a inserção da pesquisa de forma cada vez mais precoce nos cursos de graduação”, afirma.

Estimativas apontam que o Paraná soma, aproximadamente, 20 mil doutores, 22 mil mestres e um número expressivo de pesquisadores com outros níveis de qualificação.

As próximas ações estão sendo articuladas para as sete universidades estaduais do Paraná, além da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O Instituto Federal do Paraná (IFPR) também sinalizou a divulgação do prêmio entre pesquisadores, professores, estudantes e empreendedores incubados.

PREMIAÇÃO – Em sua 35ª edição, o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem como objetivo destacar as ações de pesquisa e extensão e estimular a produção científica e tecnológica desenvolvida em todo o Estado. São cinco categorias para as duas áreas do conhecimento: Pesquisador; Pesquisador-extensionista; Estudante de Graduação; Inventor Independente; e Jornalismo Científico.

Essa última modalidade é exclusiva para jornalistas com reportagens pautadas em ciência, tecnologia e inovação, veiculadas em meios de comunicação (emissoras de TV e rádio, jornais impressos, portais de notícias e revistas) localizados em um dos 399 municípios paranaenses.

PRESENÇAS – Além dos pró-reitores da UTFPR participaram do encontro o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Roberto Molina de Souza; o diretor de Extensão, Fernando Molin; a diretora adjunta de Comunicação, professora Ana Paula Carvalho da Silva Ferreira; a chefe do Departamento de Comunicação, Katsuk Suemitsu Ofuchi; o assistente da Agência de Inovação, Pedro de Abreu Ribeiro; a coordenadora de Comunicação da Seti, Irvana Chemin, e os assessores Dineia Freitas (Ciência e Tecnologia) e Cristiano Sousa (Comunicação).