Governo autoriza horas para a contratação de professores nas universidades 31/07/2019 - 17:11
A Comissão de Política Salarial (CPS) do Governo do Paraná autorizou na última segunda-feira (29) a contratação de professores temporários nas universidades estaduais para o segundo semestre. A decisão ocorreu após a negociação do grupo de trabalho formado pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Nelson Bona, o secretário da Administração e Previdência Reinhold Stephanes e os sete reitores das universidades estaduais. O deputado estadual Tercilio Turini também participou do grupo auxiliando na negociação.
Segundo o superintendente Aldo Bona o governador Carlos Massa Ratinho Júnior foi sensível às demandas das instituições. “O governador compreendeu a importância das horas para o desenvolvimento das atividades nas universidades. O grupo de trabalho também ficou com a responsabilidade de acompanhar e avaliar algumas questões que foram levantadas pela CPS, contribuindo para o diálogo entre as instituições e o governo”.
Bona ressaltou que a autorização da contratação dos professores temporários foi importante para garantir o pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas no segundo semestre.
HORAS PARA CONTRATAÇÃO – Em 2019 o Governo do Estado aumentou em 20% a quantidade de horas disponibilizadas para as universidades estaduais contratarem docentes em regime especial (CRES). No total, foram disponibilizadas 67.086 horas por semana, conforme decreto assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em março. Com a nova autorização foram acrescentadas mais 1.660 horas para as universidades. No ano passado, foram pouco mais 55 mil horas.
Total de horas liberadas por universidade:
• Universidade Estadual de Londrina (UEL) - 8.366 horas semanais
• Universidade Estadual de Maringá (UEM) - 18 mil horas semanais
• Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - 7.500 horas semanais
• Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - 8.435 horas semanais
• Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) - 10.820 mil horas semanais
• Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - 5.125 horas semanais
• Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - 10.500 horas semanais.