Governador sanciona Lei que cria mais 884 vagas para docentes do Ensino Superior 28/07/2010 - 11:05

O governador do Paraná, Orlando Pessuti, sancionou hoje (27) a Lei que cria mais 884 cargos de professor nas Instituições Estaduais de Ensino Superior do Estado (IEES). Com a criação das novas vagas, as seis Universidades e as sete Faculdades Públicas do Paraná, passarão a contar com mais de oito mil docentes.
Atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, a Lei 201/2010 tem por objetivo recompor o quantitativo necessário de professores de ensino superior, viabilizando a abertura de concurso público para a substituição de docentes com contratos temporários por docentes efetivos.
É preciso ampliar as vagas nas IEES devido ao crescimento do número de alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação das instituições. De 1997 a 2008, as matrículas nos cursos de graduação tiveram um acréscimo de 63,3%. Os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), neste mesmo período, passaram de 724 para mais de três mil alunos inscritos.
O crescimento do número de cursos de Doutorado também foi significativo, passando de dois para 21 cursos, enquanto os alunos matrículados passaram de 38 para 692. O número de vagas ofertadas nos concursos vestibulares para os cursos de graduação teve um aumento de 42,8%, passando de 12.053 para 17.206 vagas.
Outra demanda é o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), cuja Lei foi sancionada hoje pelo governador Orlando Pessuti. O PDE envolve a participação de 15 Instituições de Ensino Superior do Paraná e cerca de mil professores orientadores das IEES. Também, com a regulamentação de 43 cursos, incluindo o de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa e de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e com a criação do curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná, justifica-se a criação das novas vagas no ensino superior.