Governador instala campus da Unioeste em Santa Helena 26/09/2010 - 17:10

O governador Orlando Pessuti e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, assinaram neste sábado (25), no Centro Social do Idoso Antonio Francisco Bortolini, em Santa Helena, o decreto lei de instalação do campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), naquele município, que fica às margens do Lago de Itaipu. A criação do campus faz parte do programa de interiorização do ensino superior, que já implantou estes centros em Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Irati, Prudentópolis e Pitanga. “Só mesmo quem enfrentou as dificuldades que passei para estudar é capaz de avaliar a importância deste momento que estamos vivendo”, destacou o governador, que, quando criança, era obrigado a caminhar cerca de quatro quilômetros para estudar. Segundo Pessuti, o sonho da implantação do campus da Unioeste começou a se transformar em realidade na formação da equipe de governo. “Chamamos pessoas do Oeste e dispostas a lutar, a reivindicar e a trabalhar pelo avanço da região. No passado, tentaram acabar com a Ferroeste, vender a Copel e a Sanepar e quiseram acabar com os colégios agrícolas. O governo da época não tinha nenhum compromisso com a interiorização do ensino superior”, acrescentou. Para o governador, a implantação do campus é o reconhecimento do direito dos alunos de estudarem mais próximos de suas casas. “Espero que com a descentralização do ensino superior possamos fazer mais e melhor pela educação no Paraná. Cabe ao reitor da Unioeste marcar a data do vestibular para os três primeiros cursos do campus (Ciências Biológicas, Pedagogia e Administração)”. O secretário Nildo Lübke disse que o novo campus será instrumento para milhares de jovens terem formação superior, sem abandonar suas raízes. “Nossos jovens precisam de formação adequada para ter um emprego ou abrir seus negócios. Neste campus, todos terão condições de alcançar este objetivo, independente de sua situação financeira. É necessário que estes jovens fiquem aqui e ajudem no desenvolvimento de suas cidades”. CURSOS – O reitor da Unioeste, Alcebiades Luiz Orlando, revelou que tem acompanhado o projeto de Santa Helena desde o seu início, quando ocupava o cargo de diretor do campus de Marechal Cândido Rondon. “Na época, montamos aqui dois cursos: Administração e Educação Física, mas em situação precária. Agora, com mais estrutura e recursos, temos a possibilidade de implantar quatro novos cursos, que é o mínimo exigido para a instalação de um campus.” A Unioeste já pensa na implantação de outros cursos, especialmente de engenharia voltada a processamento dos resultados da produção primária. “Estamos pensando em engenharia florestal, ambiental e de alimentos, além de um curso de base de biotecnologia”, anunciou o reitor. A prefeita de Santa Helena, Rita Maria Schimidt, disse que toda a região será beneficiada com o campus. “É um sonho de mais de 12 anos. Hoje, temos mais de 20 ônibus transportando mais de 800 universitários para outras cidades. O mais importante é que nossos jovens vão ficar aqui, podem trabalhar e ajudar o desenvolvimento do município”. O prefeito Moacir Luiz Froehlich, presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, também registrou o retorno financeiro da instalação do campus. “Cada real investido numa universidade pública se multiplica por dez, porque após a implantação do campus, temos a contratação de professores e servidores, que passam a gastar no comércio e a fazer investimentos na cidade. No entanto, o maior capital é o capital intelectual, que surge a partir da formação acadêmica dos nossos jovens”.