Governador e secretário Lübke são condecorados na Academia Policial Militar do Guatupê 15/10/2010 - 17:10

O governador Orlando Pessuti e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, participaram, nesta sexta-feira (15), de cerimônia oficial realizada na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, com o objetivo comemorar o Dia do Professor.

Na oportunidade, o governador e o secretário Lübke, juntamente com coronéis, comandantes e subcomandantes, receberam a “Medalha de Mérito do Ensino Policial Militar – Coronel Dagoberto Dulcídio Pereira”, entregue pelo comandante da Academia, coronel Roberson Luiz Bondaruk.

De acordo com o secretário, a celebração do Dia do Professor é a oportunidade ideal para destacar o esforço do atual governo em transformar a Academia em Escola Superior, possibilitando, assim, a oferta de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado na área de segurança pública.

Ainda segundo ele, isso significa a compreensão de que segurança e cidadania se dão através da inteligência, ou seja, por meio de processos racionais e de mecanismos utilizados no mundo civilizado, como a capacidade intelectual, muito mais que a força física e as armas. “Parabéns à Academia e a todos os professores que generosamente dedicam seus esforços e seus conhecimentos para edificar o estado do Paraná”.

O governador também parabenizou os profissionais da educação e cumprimentou todos os alunos que buscam uma melhor formação para a segurança, além disso, agradeceu a iniciativa e disse que governo quer deixar uma marca positiva. “Estamos trabalhando para isso”, completou.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.

Inaugurações – Após a apresentação de um desfile, três laboratórios de informática foram inaugurados, dentre os quais, o que corresponde a uma biblioteca virtual e o de geoprocessamento, que permitirá que os alunos acessem os dados da central de segurança pública. Além disso, algumas modificações na infraestrutura do local foram realizadas, como uma sala para a realização de orientação educacional e a ampliação da biblioteca física. Para finalizar, as demais instalações da Academia foram visitadas, incluindo o museu.