Governador autoriza reconhecimento de cursos superiores 27/05/2010 - 15:57

O governador Orlando Pessuti autorizou, nesta terça-feira (25), o reconhecimento de diversos cursos, entre eles o de graduação em Administração, pelo prazo de cinco anos, ofertado pela Faculdade Municipal da Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), no município de Dois Vizinhos. O curso, de modalidade presencial, oferece 80 vagas no vestibular para o período noturno.
Pessuti autorizou o reconhecimento do curso superior em Tecnologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pelo prazo de três anos, ofertado pela Faculdade de Unilagos, no município de Mangueirinha. O curso tem carga horária de 2.148 horas/aula, com duração de quatro anos e também é ofertado em período noturno.
Também foi assinada a primeira renovação por mais cinco anos, do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O curso funciona em período integral e tem duração de cinco anos. São 40 vagas anuais para a formação de novos engenheiros de materiais. A UEPG tem 40 anos, e possui 36 cursos reconhecidos, distribuídos em cinco campi.
Outro curso contemplado com a renovação do reconhecimento pelo governador é o de graduação em Letras – Português/Inglês da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa). A graduação é ofertada no período noturno, tem duração prevista de quatro anos e oferece 40 vagas anualmente. A Fafipa possui 153 professores, 25 funcionários, e 2.498 alunos matriculados, em 11 cursos de graduação.
Desde 1995, por determinação do MEC, o governador de estado tem a responsabilidade de autorizar o reconhecimento de universidades e faculdades estaduais e municipais. Cabe ao Ministério da Educação o reconhecimento de cursos de universidades federais e estaduais.