Governador Requião assina seis convênios no Tecpar 27/11/2009 - 17:00

Os governos do Paraná e Federal e diversas instituições de ensino e pesquisa firmaram nesta sexta-feira (27), na sede do instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em Curitiba, uma série de convênios voltados ao desenvolvimento tecnológico e empresarial. Dentre eles, está o convênio assinado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. “É a parceria do Estado investindo pesado na inovação e na produção tecnológica, dando condições às universidades através do financiando de pesquisas”, disse o governador Roberto Requião.
O documento prevê a liberação de R$ 30 milhões para apoio a projetos de implantação e consolidação de infraestrutura de pesquisa nas 48 universidades estaduais e municipais brasileiras. A liberação dos recursos será feita de acordo com as condições previstas em edital a ser publicado pela Financiadora de Estudos e Projetos.
Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, esse evento consolida as ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. “Nós temos como prioridades a consolidação da produção científica nacional, a promoção de ações que visem propiciar os avanços tecnológicos também dentro das empresas e o estímulo ao desenvolvimento de pesquisas dentro das instituições de pesquisa e principalmente das universidades”, disse Rezende.
Para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, essas ações vão facilitar o acesso a recursos do governo federal. “Pretendemos com esses acordos impulsionar as pesquisas dentro e fora das universidades”, salientou Bernardo.
Segundo o presidente da Finep, Luís Manoel Rebelo Fernandes, o convênio firmado faz parte de um conjunto de medidas que pretendem fortalecer ainda mais a cadeia de produção científica brasileira. “Essa parceria entre o governo federal e o do Paraná já resultou num aporte de R$ 157 milhões em recursos provenientes da Finep para que o Paraná seja um dos esteios de projetos de desenvolvimento tecnológico”, ressaltou Fernandes.
“Com esse acordo pretendemos consolidar as pesquisas e os cursos de pós-graduação dentro das universidades brasileiras, que passarão a ter mais visibilidade”, salientou o presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), João Carlos Gomes.
LIVRO – Durante o evento também foi realizado o lançamento do livro “Ciência, Tecnologia e o Desenvolvimento: Elementos para construção de políticas de integração das instituições de ensino superior com a sociedade”. Elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a obra tem como objetivo orientar as instituições de ensino superior públicas a elaborar o seu próprio plano de desenvolvimento institucional.
De acordo com a secretária Lygia o governo do Paraná e o federal compartilham dos mesmos pensamentos e anseios e, graças a esse sincronismo, os projetos e ações são beneficiados. “O governador Requião, quando assumiu o poder, direcionou o Fundo de Ciência e Tecnologia para todas as instituições no Estado. Essa ação proporcionou o fortalecimento e desenvolvimento das pesquisas tecnológicas. Sabemos que o resultado dessa área (ciência e tecnologia) vem a longo e médio prazo, o que muitas vezes, dificulta o processo. O nosso desafio é levar o conhecimento gerado em nossos laboratórios até a população”, afirmou.
Depois da assinatura dos convênios, o governador, os ministros, a secretária Lygia e o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, descerraram a placa inaugural do Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Madeira e Móveis do Tecpar. Construído para a realização de análises físico-químicas e microbiológicas em placas de madeira e em produtos feitos com essa matéria-prima.
A estrutura, avaliada em R$ 900 mil, repassados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo governo do Estado, foi aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e possui uma área destinada exclusivamente à análises de emissão de formaldeído – produto químico tóxico utilizado na composição da resina (cola) empregada pela indústria madeireira.
Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, a parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Finep, e os incentivos do governo do Estado têm sido fundamentais para os avanços tecnológicos, o que pode ser percebido com a inauguração de importantes centros de pesquisas tecnológicas. “Hoje inauguramos mais um laboratório do Tecpar que desenvolverá importantes análises em produtos de madeira, as quais vão agregar valor à produção madeireira do Estado. Estamos diante de importantes ações que, por meio de políticas públicas, buscam levar a tecnologia até a população”, salientou Rizzi.
Ainda durante a solenidade foram assinados os seguintes documentos: protocolo de lançamento do edital para seleção pública de propostas para apoio financeiro a micro e pequenas empresas do Paraná; termo de parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Finep e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec); acordo de cooperação técnico-científica entre o Ministério e a Prefeitura Municipal de Ibiporã; e convênio para a execução do projeto Ampliação da Infraestrutura para Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entre o Ministério, o Governo do Paraná, a Finep e a UEPG.