Governador Pessuti renova reconhecimento de cursos superiores 17/06/2010 - 10:13

O governador Orlando Pessuti autorizou a renovação do reconhecimento de oito cursos das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná e três cursos de instituições municipais. “Este é mais um sinal de respeito que temos por nossas faculdades e universidades públicas e faz parte do esforço que o governo do Estado está fazendo para fortalecer, cada dia mais, nossas instituições”, disse o governador.
Pessuti autorizou o reconhecimento do Curso de Música Popular – Bacharelado, ofertado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Com carga horária de 2.280 horas, o curso oferece 20 vagas anuais, e funciona no período vespertino. No mesmo decreto, o governador autorizou a adequação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Música Popular – Bacharelado à legislação vigente, implantado a partir deste ano. Com carga horária de 2.693 horas, o curso também oferece 20 vagas anuais, e funciona no período vespertino.
A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) também teve cursos com reconhecimentos renovados pelo governador. Os cursos de graduação de Licenciatura em Matemática e História. O curso de Matemática possui uma carga horária de 3.158 horas, e oferta 40 novas vagas anualmente. Já o de História tem uma carga horária de 3.320 horas e oferece 50 vagas anualmente. Ambos funcionam no período noturno.
Outro curso que teve seu reconhecimento renovado foi o de Letras – Português/Inglês da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa). A carga horária do curso é de 3.056 horas, e são ofertadas 40 novas vagas a cada ano.
Já o Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) foi autorizado pelo governador a adequar sua Matriz Curricular. Com uma carga horária de 1.600 horas, o curso oferece 100 vagas anuais.
Universidades
O Curso de Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também recebeu autorização do governador para renovação de reconhecimento. O curso funciona em período integral e oferta 40 vagas a cada edição de vestibular.
Outra instituição contemplada com reconhecimento de curso foi a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), para o curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura. O curso oferta 40 vagas e funciona no campus de Foz do Iguaçu, no período vespertino.
Também foi autorizado o reconhecimento do Programa Especial para Formação Pedagógica de Bacharéis para as Disciplinas do Currículo de Educação Profissional em Nível Médio. O Programa é ofertado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), bem como pela Unioeste, sendo direcionado a professores da rede estadual de educação básica do estado do Paraná.
Municipais
O governador Pessuti autorizou o reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ofertado pela Faculdade Unilagos, no município de Mangueirinha. Com uma carga horária de 2.148 horas, o curso funciona no período noturno e oferta 40 vagas anuais.
Já a Faculdade Municipal Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivale) foi contemplada com duas renovações de reconhecimento. Receberam renovação os cursos de Administração – Bacharelado, e o de Artes Visuais – Licenciatura. O curso de Administração possui uma carga horária de 3.216 horas e oferta 80 vagas anuais. Já o curso de Artes Visuais tem carga horária de 3.022 horas, e oferta 50 vagas anualmente. Ambos os cursos funcionam no período noturno.