Fundo Paraná financia desenvolvimento de equipamentos para Pequeno Cotolengo 15/06/2007 - 18:00

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) está financiando o desenvolvimento de novos utensílios para acondicionamento, distribuição e transporte de alimentos para os internos do Pequeno Cotolengo. Uma equipe de designers está desenvolvendo utensílios como vasilhas e potes para alimentos, pratos, copos, canecas e talheres especialmente para o atendimento aos portadores de necessidades especiais abrigados pela instituição.
O projeto é uma parceria da Seti com a organização não-governamental Instituto Terressência, que contratou os profissionais da Protodesign. O Fundo Paraná, administrado pela Seti, investe R$ 130 mil no projeto. A coordenadora do Projeto, Marly Tokarski, explica que os protótipos devem estar prontos nos próximos dias. Eles serão submetidos a testes para avaliar sua eficiência e detectar possíveis falhas.
A proposta dos desiners é solucionar três questões: o acondicionamento da alimentação em recipientes individuais, a organização e o sistema de transporte. O Pequeno Cotolengo de Curitiba mantém uma cozinha central, onde são feitos os alimentos enviados aos doze lares da instituição. O transporte é feito em caixas térmicas. No destino, os funcionários transferem as porções aos pratos, sem a supervisão direta de nutricionistas.
A principal carência do sistema é o transporte, feito em veículos comuns. Por isso, o projeto prevê o desenvolvimento de um veículo adaptado especialmente para o serviço, para evitar o desperdício de alimentos e o contato com materiais ou resíduos que possam provocar contaminação. Os designers também desenvolvem utensílios adaptados a pessoas portadoras de necessidades especiais, que não causem dificuldade de uso, facilitem o manuseio e evitem derramamento.
Os produtos terão os direitos de fabricação doados pela Protodesign ao Pequeno Cotolengo. O objetivo é permitir a produção e venda dos produtos, sem fins lucrativos, para outras instituições beneficentes.
A instituição — Fundado em 25 de março de 1965, em Curitiba, o Pequeno Cotolengo do Paraná atende atualmente 240 pessoas portadoras de necessidades especiais, distribuídas de acordo com a idade e o sexo em cinco grandes lares — São Francisco, Santa Terezinha, Anjo da Guarda, Maria de Nazaré e Divina Providência e sete casas-lares.
A sede da instituição, no Campo Comprido, reúne os lares dos moradores, capela, lavanderia, centro de reabilitação, centro administrativo, salão de eventos, hidroterapia e refeitório de funcionários numa área de 120 mil metros quadrados. O Pequeno Cotolengo também tem sedes em São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.