Fundação Araucária lança edital para bolsas de iniciação científica 08/06/2010 - 12:05

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, lançou edital para projetos de pesquisa, provenientes de instituições de ensino superior ou instituições de pesquisa, públicas ou privadas.

O objetivo é proporcionar suporte financeiro, mediante a concessão de bolsas de Iniciação Científica, a fim de estimular a participação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa científica, tecnológica e artístico-cultural. Além disso, tem o objetivo de incentivar as instituições paranaenses de ensino superior e de pesquisa a consolidar uma política de iniciação científica voltada à formação de recursos humanos para a ciência e a tecnologia.

As bolsas de Iniciação Científica são destinadas a alunos de cursos de graduação, devidamente matriculados. Com valor individual mensal de R$ 360,00, as bolsas possuem prazo de até doze meses. Será assegurado um número mínimo de 20 bolsas para cada instituição pública proponente.

Podem ser inscritos projetos de todas as áreas do conhecimento. As instituições interessadas devem manter um Comitê Assessor Local para gestão das bolsas de iniciação científica deste programa. As instituições já participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do CNPq deverão adotar os mesmos critérios, meios e Comitê já constituídos, principalmente no que se refere aos processos de seleção, acompanhamento e avaliação dos bolsistas.

Os interessados devem submeter suas propostas por meio de cadastro no Sistema de Gestão Eletrônica de Projetos (Sigep), disponível no endereço www.fundacaoaraucaria.org.br, até o dia 02/07/10. Os projetos institucionais serão analisados e julgados pela Fundação Araucária, de acordo com os requisitos estabelecidos no edital. A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 20 de julho.