Fundação Araucária investe R$ 140 milhões em pesquisas 05/01/2010 - 14:40

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), ampliou vários de seus programas nos últimos anos. Com os crescentes recursos do Fundo Paraná, que destina 2% de toda a arrecadação estadual ao apoio e ao desenvolvimento científico e tecnológico, em 2009 foi atingido o maior volume em recursos de bolsas e de auxílios desde o primeiro ano de funcionamento da Fundação, em 2000.
Entre 2000 e 2002, o valor de recursos oferecidos pela Fundação Araucária foi de aproximadamente R$ 17,5 milhões. Já entre 2003 e 2006, o valor aumentou para R$ 61 milhões. Entre os anos de 2007 e 2009, o valor de recursos passou a ser R$ 78,1 milhões, totalizando R$ 140 milhões ao longo de nove anos.
O crescimento também foi substancial em termos de bolsas para iniciação científica. Em 2007, o programa de bolsas de Iniciação Científica Júnior ofertou R$ 216 mil, passando para R$ 600 mil em 2009. O programa de Iniciação Científica dobrou o valor de recursos entre 2007 e 2009, passando de R$ 2 milhões para R$ 4,6 milhões.
Para a 2009, a Fundação Araucária planejou a publicação de 19 editais (18 dos quais cumpridos), abrangendo programas que vão do apoio à iniciação científica júnior, que consiste em bolsas para alunos do ensino médio, ao apoio a grupos de excelência para projetos que consolidam a pesquisa em áreas do conhecimento científico.
Os editais contemplam recursos para auxílio e bolsas para programas de pós-graduação, difusão do conhecimento, apoiando a publicação e apresentação dos resultados das pesquisas produzidas nas instituições paranaenses de ensino e pesquisa, capacitação dos docentes das instituições estaduais de ensino e apoio às atividades de extensão universitária, por meio de bolsas e aporte de recursos a projetos.
Capacitação - uma das ações mais significativas da Seti para a consolidação do sistema estadual de ciência, tecnologia e ensino superior foi a implantação do Programa de Capacitação de Docentes das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná – PCD - IEES PR. O objetivo é a formação dos docentes de instituições de ensino superior estaduais em pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado.
O programa é subdividido em duas modalidades. Na primeira, são oferecidos recursos da ordem de R$ 5,8 milhões, ao longo de quatro anos, sendo somente R$ 1,4 milhões em 2009, e igual quantia nos três anos seguintes, para formar integralmente e equipar, para início de trabalho em pesquisa, nas respectivas instituições de origem, 80 doutores e 40 mestres, com início da pós-graduação em 2009, ou posterior.
Na segunda modalidade, são ofertados R$ 1,6 milhões, ao longo de dois anos, sendo R$ 802 mil em 2009. O subprograma apóia a conclusão da capacitação de docentes, em nível de mestrado e doutorado, que tenham iniciado sua pós-graduação antes de 2009. Como resultado, 52 docentes estão cursando o doutorado e quatro fazem mestrado nas IEES.
Cada docente em formação recebe recursos para um primeiro projeto após a conclusão do curso, o que lhe permite iniciar ou impulsionar suas atividades de pesquisa. Além disso, os cursos que aderem a este programa recebem recurso financeiro referente a cada aluno matriculado.
Fundação Araucária - a Fundação Araucária faz parte do Sistema Paranaense de Ciência e Tecnologia, coordenado pela Seti, e atua na promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, visando o desenvolvimento, econômico e social do estado do Paraná.
A Fundação Araucária trabalha em três grandes eixos: fomento à produção cientifica e tecnológica; apoio à formação de docentes e pesquisadores e disseminação da ciência, da tecnologia e da inovação. Para todas essas atividades, a comunidade acadêmica do estado é convidada a participar, por meio de editais públicos, pelos quais as propostas selecionadas recebem recursos do Fundo Paraná.