Fundação Araucária divulga resultado de edital para Pesquisa Básica e Aplicada 14/07/2010 - 17:10

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), divulgou resultado do edital do Programa de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada.
Ao todo, 222 projetos foram selecionados. Este é o maior programa de auxílio financeiro executado pelo Instituição, com investimentos totais de R$4 milhões. O objetivo é promover o fortalecimento da produção de conhecimento científico e
desenvolvimento de inovações tecnológicas no estado.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo Lübke, o Paraná considera a pesquisa básica e aplicada uma de suas prioridades. “O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, procura aplicar seus recursos em áreas estratégicas, visando o fortalecimento do Sistema Estadual de Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia”, afirmou.
Cerca de 30 instituições de ensino superior e pesquisa inscreveram mais de 700 trabalhos, divididos em 13 áreas de conhecimento. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), seguida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram as instituições que mais inscreveram projetos, com 125 e 122 inscrições, respectivamente.
Seleção
Para seleção dos projetos, foram mobilizados consultores “Ad-hoc”, que emitiram pareceres a respeito dos trabalhos. Na etapa seguinte, cerca de 120 assessores de comitês das áreas realizaram a avaliação final dos projetos. Os profissionais envolvidos no processo de avaliação, além de possuir elevada graduação acadêmica, têm larga experiência em pesquisa científica.
Para o presidente da Fundação Araucária, professor Zeferino Perin, esse processo de avaliação fortalece o compromisso da Instituição com o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia paranaenses. “As avaliações levaram em consideração o mérito dos projetos e critérios técnico-científicos. Esse processo fortalece e confere credibilidade à Fundação Araucária no desenvolvimento de suas atividades”, assegurou.