Funcionários da Seti e Fundação Araucária conhecem resultados dos programas e projetos 05/06/2009 - 16:42

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apresentou nesta quarta-feira (03), em Curitiba, resultados de alguns dos principais programas e projetos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) aos funcionários, bolsistas e estagiários da Secretaria e da Fundação Araucária. “É fundamental essa comunicação com os funcionários, porque isso nos aproxima, e assim toda a equipe tem a dimensão do trabalho que está sendo realizado. Cada um contribui com uma parcela significativa e quando nós temos esta apresentação as pessoas podem ver o resultado do trabalho desenvolvido”, afirmou Lygia.
Na oportunidade, a secretária apresentou as ações realizadas no Programa Universidade Sem Fronteiras, o maior programa de extensão universitária do Brasil, que conta com quatro mil bolsistas distribuídos em 451 projetos. Também foram apresentados alguns dos resultados do Programa de Infra-Estrutura, que já reformou e construiu 176 mil m2  distribuídos dentre as seis universidades e sete faculdades estaduais do Paraná. A secretária ainda falou sobre o Programa Universidade em Movimento que investiu R$ 85 milhões na compra de equipamentos para as universidades, em menos de um ano.
A estagiária do Grupo Administrativo Setorial, Elaine Aline Ribeiro, afirmou que não tinha conhecimento da abrangência dos programas realizados pela Secretaria. “Esta apresentação foi boa, porque algumas pessoas não tiveram oportunidade de acompanhar a Escola de Governo, no último dia 26, e isso esclareceu muitas coisas, como por exemplo, a relação que a Seti tem com as universidades. Nós vimos que o trabalho externo realizado pela Secretaria é muito grande e os resultados são gratificantes”, disse.
O bolsista recém-formado Luís Felipe Cunha dos Santos Silva, que atua na Assessoria Jurídica da Seti, ressaltou que além de informar sobre os programas desenvolvidos pela Secretaria, esta interação entre funcionários acaba melhorando as relações no ambiente de trabalho. “Achei interessante porque quando nós analisamos o processo, nós conhecemos o projeto no papel, e não vemos o alcance daquela iniciativa e, na apresentação, nós vimos o que estava no papel acontecendo na vida real”, disse.
Assessor técnico do gabinete da secretária, trabalhando na secretaria há 18 anos, José Guazelli, considera de suma importância este tipo de iniciativa para o fortalecimento da comunicação interna: “A apresentação foi bem estruturada, transparente e de fácil compreensão”, afirmou. “Gosto de trabalhar aqui que, por se tratar de meio acadêmico, é um trabalho dinâmico, uma Secretaria cheia de desafios que nos estimula a produzir cada vez mais e melhor”, concluiu.