Franceses interessados em parceria com Lactec 11/05/2007 - 11:49

A aproximação entre o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon-França (Insa) começou a se concretizar nesta quinta-feira, 10, quando dois representantes da instituição francesa visitaram os laboratórios do Lactec, em Curitiba. O vice-presidente para Assuntos Internacionais do Insa-Lyon, Martin Raynoud, e o diretor da instituição francesa, Jean-Yves Cavaille, manifestaram interesse em formalizar uma parceria e colaborar com os projetos do Lactec nas seis áreas em que atuam.
“Já temos um pequeno intercâmbio com a França. No entanto, há interesse por parte do Lactec em ampliar esse intercâmbio”, disse o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Lactec, Ivo Brand, que recebeu os integrantes da delegação francesa da Região de Rhône-Alpes. Segundo ele, o Lactec tem projetos em desenvolvimento na maioria dos estados do Brasil e com diversos países nas áreas de hidráulica e hidrologia, envolvendo especialmente modelos de barragens de usinas hidroelétricas.
Os representantes do Insa também foram recepcionados pelo coordenador geral da Unidade Gestora do Fundo Paraná da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Nivaldo Rizzi; a gerente da coordenadoria de Negócios e Gestão de Projetos do Lactec, Sandra Mara Alberth; o assessor da Superintendência do Lactec, Artur Bertol; o gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico, Mário Dallavalli; e a chefe da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Veneza.
O Lactec é auto-sustentável, tem parceiros como a Universidade Federal do Paraná, o Governo do Paraná, o Sistema Fiep, a Associação Comercial do Paraná e a Copel, um de seus principais clientes. Atualmente, mantém 50 bolsistas de cursos de mestrado e doutorado nas áreas em que atua: sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos, estruturas civis, hidráulica, hidrologia, meio-ambiente, geoprocessamento, tecnologia de materiais e tecnologia de informação.
De acordo com o vice-presidente do Insa-Lyon, Martin Raynoud, a instituição está disposta a colaborar em todas as áreas onde o Lactec atua, por meio de intercâmbio e com bolsas de pesquisa. Segundo ele, a instituição francesa é mantida por meio de contratos com instituições públicas e privadas, sendo que apenas o setor industrial é responsável por 40% dos recursos. Os contratos públicos correspondem a 45,7% dos recursos, que perfazem um total de 20,7 milhões de euros anuais. A instituição edita 700 publicações por ano e registra 15 patentes/ano.