Festival de Música será aberto segunda-feira (16) no Ouro Verde 13/07/2018 - 14:30
Às 17h no 3º piso do Royal Plaza Shopping, está marcado o encontro dos jovens da Orquestra de Câmara da Rocinha (RJ) e da Orquestra Arte & Vida, de Arapongas (PR), ambas oriundas de projetos sociais. A apresentação é gratuita e marca a abertura do Kids Festival.
No repertório, serão apresentadas obras de Jackson do Pandeiro (Xote em Copacabana), André Filho (Cidade Maravilhosa), Luiz Gonzaga (Assum Preto), Gonzaguinha (Com a perna pro mundo), Black Eyed Peas (I Gotta Felling), Counting Crows (Accidentally in Love), e um Tributo a Tim Maia e aos Beatles.
Tambores japoneses do Ouro Verde
Um dos grupos mais importantes de taiko do Brasil, o Ishindaiko faz uma única apresentação a partir das 20h nas Escadarias do Teatro Ouro Verde, anunciando a abertura do Festival. Oito vezes campeão brasileiro de Taiko, o grupo já se apresentou Japão, Argentina, em diversos estados brasileiros e no ano passado, participou do East Coast Taiko Conference no estado de Rhode Island, EUA.
Salmaso, OSUEL e Nelson Ayres
Um grandioso concerto com a Orquestra Sinfônica da UEL, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi e a participação especial da cantora Mônica Salmaso e do compositor, arranjador e maestro Nelson Ayres encerra a primeira noite do Festival, a partir das 20h30 no palco do Teatro Ouro Verde. O repertório deve agradar o público em cheio, pois traz obras de grandes compositores brasileiros como Ary Barroso, Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque e do próprio Nelson Ayres. Também serão apresentadas obras de Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.
O programa escolhido pela cantora é formado por clássicos do cancioneiro popular nacional como 'Melodia Sentimental' (Villa Lobos), 'Ciranda da Bailarina' e a 'História de Lily Brown' (Chico Buarque), 'É Luxo Só' (Ary Barroso) e 'Anos Dourados' (Tom Jobim e Chico Buarque), entre outras.
Os ingressos custam R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada). Antes da apresentação será realizada a solenidade oficial de abertura do 38º FIML com a presença dos organizadores, patrocinadores, convidados e autoridades. Esse ano, o FIML será realizado no período de 16 a 28 de julho e a estimativa é que o Festival contemple um público de aproximadamente 30 mil pessoas.
O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber.