Ferramenta desenvolvida pela UTFPR e UEPG reúne doações para Unidades de Saúde e projetos sociais 13/05/2020 - 15:12

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em conjunto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desenvolveu uma plataforma chamada SOS Pandemia que reúne doadores e entidades cadastradas que precisam de materiais para combater o coronavírus. A ferramenta auxilia Unidades de Saúde, ONGs e projetos sociais de todo o Brasil.

O objetivo da plataforma é conectar ações voluntárias de solidariedade de pessoas e empresas, facilitando a comunicação e a distribuição de materiais que estejam em falta.

Segundo a professora da UTFPR Sani Rutz, em meio à pandemia mundial, provocada pelo vírus COVID-19, muitas ações voluntárias de solidariedade têm surgido. “O SOS Pandemia surgiu da observação das reportagens que mostraram várias equipes se unindo com o objetivo de contribuir com as unidades de saúde, como fabricação de máscaras de proteção, aventais cirúrgicos e manutenção de respiradores”, explica.

Ao todo 10 instituições já se cadastraram na plataforma. Na página inicial https:/sospandemia.org/, é possível consultar as demandas que já foram listadas pelas instituições cadastradas.

 Qualquer pessoa ou empresa pode realizar uma doação em valor monetário ou em um dos equipamentos listados pelo site. As doações são gerenciadas em tempo real com informações de status e uma integração de sistemas de almoxarifado, manutenção e compras. Após a realização das doações é gerado uma nota que comprova a autenticidade da transferência.

“Nós avaliamos alguns locais que precisam de doações, quais são suas principais necessidades e também a outra ponta do projeto, que são as empresas. Para resolver a equação, procuramos duas instituições complexas que podiam apresentar demandas em setores distintos: o Hospital Universitário dos Campos Gerais, que prontamente se cadastrou na plataforma, assim como o Hospital Bom Jesus. Nosso objetivo é conectar Unidades de Saúde a empresas e pessoas físicas e fazer com que elas participem ativamente do programa”, destacou o professor do curso de Medicina da UEPG, Ricardo Zanetti Gomes.

FOMENTO - A parceria surgiu com o edital da UTFPR que apoia pesquisadores e estudantes para desenvolverem materiais, equipamentos ou sistemas que possam auxiliar na prevenção e combate ao Coronavírus. A universidade vai investir R$ 167 mil em diferentes projetos.

Serão financiados projetos que propiciem o desenvolvimento de equipamentos de proteção para profissionais da saúde, equipamentos para infraestrutura hospitalar, além de produtos educacionais para divulgação científica.

CADASTRO - O cadastro é realizado apenas pelas instituições que desejam disponibilizar as informações sobre o que necessitam. Há duas modalidades: instituições de saúde que precisam informar o CNES e as demais que necessitam informar o CNPJ.