Faculdades estaduais bem posicionadas em índice do MEC 03/09/2009 - 10:36

As faculdades estaduais do Paraná conquistaram boas colocações no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) 2008, divulgado na última segunda-feira (31), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC).
A Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinop) registrou o melhor índice do Estado, entre todas a Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, com IGC 355. Hoje, a Fundinop faz parte da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), criada em 2008.
Outra faculdade que integra a UENP e obteve um bom índice foi a Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija). A instituição ficou na nona colocação entre as IES do estado, com IGC 308.
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, disse estar muito orgulhosa com os resultados obtidos pela instituições estaduais. “Elas se encontram no caminho certo e perto de atingir a excelência encontrada nas instituições com nota máxima, pois buscam maior qualificação de seus docentes, bem como uma equação mais satisfatória entre graduação e pós-graduação”, disse a secretária.
O IGC, feito com base em números de 2005 a 2007, é um indicador de qualidade das instituições de ensino superior e considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado é expresso em valores contínuos (de 0 a 500) e em conceitos (de 1 a 5).
Universidades
Duas universidades estaduais do Paraná estão entre as 30 melhores universidades do País. A Universidade Estadual de Maringá (UEM), que ficou em primeiro lugar no ranking do Paraná, alcançou a 20ª colocação no ranking nacional, que considera 178 instituições públicas e privadas. A Universidade Estadual de Londrina (UEL), que ficou em segundo lugar no ranking do Paraná, ficou na 27ª posição no ranking nacional. As duas universidades também estão bem classificadas entre as universidades estaduais do país. A UEM e a UEL ocupam a quarta e quinta posição, respectivamente.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, busca a qualidade da formação, a ampliação da extensão, da pesquisa, bem como uma relação estreita e eficiente entre graduação e pós-graduação. Resultado dessa política de governo, houve um incremento de 277,8% na pós-graduação (mestrado e doutorado) e um incremento de 355,4% de alunos matriculados nesse nível de ensino.
IGC das Faculdade Estaduais do Paraná – INEP/2008
Faculdades que compõe a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)
1. FUNDINOPI: 355 pontos; faixa 4
2. FAEFIJA:308 pontos; faixa 4