Faculdade de Artes do Paraná passa a contar com rede de internet sem fio 27/10/2009 - 14:20

A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, e a diretora da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Rosane Schlögel, inauguraram, segunda-feira (26), a rede de internet banda larga sem fio na instituição. O evento também contou com a presença do presidente Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Aldair Tarcisio Rizzi, e do gerente de desenvolvimento da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Rubens Miranda Júnior.
Para a secretária Lygia Pupatto, o acesso à internet banda larga sem fio nas instituições estaduais de ensino superior (IEES) propicia aquisição de conhecimento e maior interlocução com o mundo aos estudantes, o que reflete no desenvolvimento do Estado. A secretária destacou que os avanços realizados nas IEES nos últimos anos só foram possíveis graças ao esforço político, que destinou a elas recursos do Fundo Paraná. Esse fundo é composto por 2% da arrecadação estadual.
“Temos um sistema estadual de ensino superior com regras iguais para todos. O dinheiro do Fundo Paraná está mudando a realidade das nossas instituições e demonstra o compromisso que temos com os alunos, professores e técnicos do sistema”, ressaltou.
O acesso à internet banda larga sem fio faz parte do Programa Universidade em Movimento, que recebeu R$ 82 milhões para investir na melhoria da infraestrutura das universidades e faculdades estaduais. O projeto também disponibiliza laboratórios de informática, com 30 computadores cada, aos 258 cursos de graduação das instituições estaduais.
A FAP é a terceira IEES a receber a rede de internet sem fio. A Universidades Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inauguraram o sistema no início de outubro. Nas demais universidades e faculdades estaduais, o sistema será inaugurado em breve.
Na mesma noite também foi inaugurado o Sistema Estadual de Registro Escolar – Sere/FAP. Esta é a primeira versão para o ensino superior deste programa, que armazena diversas informações sobre o sistema de ensino. “Temos certeza que esse sistema beneficiará sobremaneira o registro nas secretarias das instituições. Esses projetos vêm se somar a outros que buscam a excelência das instituições estaduais de ensino superior”, disse a diretora da FAP, Rosane Schlögel.
O presidente do Tecpar, Aldair Tarcisio Rizzi, destacou os investimentos realizados nas IEES nos últimos anos. “Estou impressionado com as mudanças que aconteceram no sistema de ensino superior do Paraná desde 2003.”