Facebook leva Estação Hack na Estrada a Curitiba para apoiar startups e jovens da região 03/09/2019 - 12:50

 O projeto de incentivo à inovação Estação Hack na Estrada, do Facebook, chega a Curitiba no dia 27 de setembro, e já está com inscrições abertas. O projeto contempla duas frentes para fomentar a inovação: mentoria para startups de impacto social e ambiental, conduzido pela Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil; e aulas de introdução à programação para jovens de 16 a 25 anos, oferecidas pela Mastertech, organização que atua no desenvolvimento de habilidades em tecnologia.  A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apoia o evento.

Mentoria para startups

As atividades da mentoria contarão com sessões individuais, suporte para modelagem de um pitch de negócios, e feedback com especialistas. A mentoria será oferecida a até 25 empreendedores locais. Para participar, as startups em estágio inicial  precisam ter pelo menos um protótipo desenvolvido - ou serem empresas já em estágio de validação, com primeiras vendas realizadas ou em crescimento. 

Entre os negócios selecionados, até 10 também terão a oportunidade de apresentar suas soluções a uma banca de especialistas, que poderão contribuir com as soluções. O empreendedor que mais se destacar no evento será convidado para uma vivência em São Paulo, dentro da Estação Hack – primeiro centro para inovação do Facebook no mundo.

O evento também terá parte de sua agenda aberta ao público, com painéis em que empreendedores acelerados pelo Facebook e pela Artemisia dentro do centro para inovação Estação Hack, em São Paulo, compartilharão suas experiências, barreiras e os principais aprendizados ao longo das suas trajetórias.

Para Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, o projeto é norteado pelo objetivo de inspirar mais brasileiros a empreender com propósito social. “A cultura empreendedora tem avançado no Brasil e precisamos aproveitar esse contexto para apoiar uma nova geração de empreendedores que transformem os desafios sociais em oportunidades via produtos e serviços que possam resolver dores da população em situação de vulnerabilidade econômica. Nos quatro cantos do país há empreendedores interessados em transformar a realidade com inovação”, comenta.

As inscrições estão abertas até 16 de setembro para empreendedores e até 23 de setembro para as pessoas interessadas no tema – que queiram integrar a plateia do evento.

As inscrições para startups e para plateia interessada neste programa de empreendedorismo de impacto podem ser feitas pelo site https://artemisia.org.br/aceleradoraestacaohack/naestrada/.

Aulas de programação

No mesmo dia, mas em outra frente, serão oferecidas aulas de programação para até 100 jovens. Focadas na construção de conhecimento em programação, os alunos irão aprender a construir seus próprios sites com aulas de HTML, CSS e responsividade. Para participar das aulas de programação, os interessados poderão se inscrever pelo link https://estacaohacknaestrada.mastertech.com.br/

“O Facebook acredita no potencial do brasileiro e queremos compartilhar a essência do nosso centro de inovação, que é gerar novas conexões e fortalecer o ecossistema de tecnologia e empreendedorismo local”, afirma Eduardo Lopes, diretor da Estação Hack do Facebook. “Incentivar os jovens e desmistificar o acesso ao conhecimento em programação é uma forma de contribuir para a empregabilidade desta faixa etária e para um setor com falta de mão de obra qualificada,” complementa.

Toda a programação é gratuita, mediante inscrição prévia, e o evento acontece no Bourbon Curitiba Hotel (R. Cândido Lopes, 102 - Centro). 

 

SERVIÇO - Estação Hack na Estrada - Curitiba:

Data: 27 de setembro, sexta-feira

Inscrições para interessados no programa "Mentoria de Startups": até 16 de setembro para empreendedores; e 23 de setembro para plateia, pelo link https://artemisia.org.br/aceleradoraestacaohack/naestrada/

Inscrições para jovens interessados nas Aulas de Programação: até 17 de setembro, pelo link https://estacaohacknaestrada.mastertech.com.br/

Local: Bourbon Curitiba Hotel - (R. Cândido Lopes, 102 - Centro)

 

Estação Hack

Inaugurada no final de 2017 em São Paulo, a Estação Hack é o primeiro centro de apoio à inovação do Facebook no mundo, com bolsas para cursos de programação, desenvolvimento de aplicativos e empreendedorismo digital. A iniciativa atua em três frentes, ao preparar jovens brasileiros para as profissões do futuro, acelerar startups que apostam no impacto social, e apoiar pequenos negócios.

 

Sobre a Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores (as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já acelerou mais de 130 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 400 em seus diferentes programas. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo.