FAP ganha Teatro Laboratório de Artes Cênicas 29/10/2010 - 15:30

O governador Orlando Pessuti inaugurou nesta sexta-feira (29) o Teatro Laboratório de Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). O ambiente será utilizado para exercícios práticos, principalmente pelos alunos dos cursos de dança e de teatro. “A estrutura é mais um espaço cultural à disposição de Curitiba. O local poderá ser ocupado não só para formação, mas também para apresentação de espetáculos”, destacou.

Além do teatro, há ainda cinco estúdios para aulas práticas de dança e teatro. Até o momento, as atividades acadêmicas e as apresentações eram desenvolvidas em espaços locados ou emprestados. “Foram investidos aproximadamente R$ 300 mil nas obras, de 850 metros quadrados, com recursos do Fundo Paraná”, informou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke. O terreno foi cedido à FAP pelo Tecpar .

O teatro tem capacidade para 150 lugares e é considerado de multiuso. As arquibancadas são móveis, o que permite que o espaço se adapte a diferentes tipos de apresentação. “Os alunos de teatro, para terem maior eficiência no estudo cênico, necessitam de um ambiente como este”, explicou a diretora da Fap, Rosane Schlogel. O novo espaço permite um trabalho melhor de iluminação, sonoplastia e marcação de cena.

Um outro projeto está em fase de licitação na Secretaria de Obras do Paraná (Seop) para a construção de um prédio de três andares para as aulas teóricas. De acordo com o secretário Lübke, o objetivo é instalar no mesmo local o curso de cinema, que atualmente funciona no Parque Newton Freire Maia. “Teremos mais um ambiente de ensino e de formação para os jovens que pretendem se desenvolver nas áreas de cinema ou teatro e que darão, através da arte, sua contribuição à população de Curitiba e do estado do Paraná”, afirmou.

A inauguração do novo espaço cultural foi festejada pelos estudantes da instituição. “Todo o nosso aprendizado durante o curso poderá ser mostrado, permitindo o acesso à cultura a pessoas que não são da área artística”, argumentou a estudante, Rebeca Tonkovitch. do segundo ano do curso de dança.

GALERIA DE IMAGENS