ExpoLondrina 2023 promove ciência e tecnologia associada ao agronegócio 12/04/2023 - 18:50
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, e a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro, cumpriram agenda nessa quarta-feira (12) na 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expolondrina 2023). Organizado pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), o evento segue até o próximo domingo (16), no Parque Governador Ney Braga, na zona Oeste de Londrina, no Norte do Paraná.
Os gestores visitaram a Via Rural Smart Farm, um espaço de difusão do conhecimento e de novas tecnologias para o campo e de promoção do desenvolvimento rural sustentável. A iniciativa é coordenada pela UEL, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). No local, professores, estudantes e pesquisadores apresentam projetos de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover a produção científica e tecnológica conectada com o agronegócio.
O secretário Aldo Bona destacou a importância dos espaços acadêmicos em eventos dessa natureza. "A ideia é tenhamos uma participação cada vez mais efetiva da universidade nesse ecossistema que representa o agronegócio, de forma que possamos usar o conhecimento adquirido no evento para subsidiar as tomadas de decisão, principalmente em relação ao apoio e investimento de projetos", afirmou.
Para a reitora Marta Favaro a participação da UEL no evento fortalece a instituição como referência no ensino. “É uma oportunidade para aproximar professores e estudantes da sociedade, demonstrando os diversos serviços e programas desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento. Cada projeto reflete uma jornada, que muitas vezes envolve anos de dedicação dos pesquisadores”, salientou.
A Expolondrina se consolidou como um dos eventos mais completos do Brasil, e movimenta milhões em pequenos e grandes negócios. Na feira, visitantes de todo o país e exterior conhecem o que há de mais atual nas áreas de pecuária, comércio, indústria, serviços.
CRESCIMENTO – Em 30 anos o Brasil aumentou em 103% a área plantada, expandindo em 400% a produção de grãos. Segundo o presidente da SRP, Marcelo El Kadri, essa evolução está amparada no desenvolvimento tecnológico, que possibilitou esse aumento produtivo significativo. “A participação da Universidade traz inovações, que podem ser introduzidas nas pequenas propriedades, beneficiando agricultores familiares, agregando valor à produção e evitando o êxodo rural”, enfatizou.
CONCURSO – O secretário Aldo Bona também participou de várias cerimônias ao longo do dia, como a premiação do 20º Concurso Café Qualidade Paranaense, ação para difundir a produção cafeeira paranaense; e a abertura do Silk Talk – Proteína da Seda, que promoveu palestras com especialistas internacionais e debates com cientistas que atuam no Projeto Seda Brasil, desenvolvido na UEL, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).
SAÚDE – A primeira dama Luciana Saito Massa visitou a Praça da Inclusão, um espaço na Explondrina 2023 organizado pelo Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, vinculado à UEL. Ela conheceu o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UEL, especialmente a experiência no acompanhamento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).