Evento da Fafipar busca aliar linguagem de sinais com números e música 08/06/2009 - 17:50

A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), promove nos dias 16 e 17 de junho um Encontro de Educação Matemática sobre o  tema “A linguagem de sinais, sons e números: um trio matemático perfeito”. O evento faz parte das atividades complementares que constam na matriz curricular do Curso de Matemática que são desenvolvidas junto aos acadêmicos.
Os objetivos do Encontro são de integrar a linguagem matemática com a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), além de mostrar a importância da relação das notas musicais no contexto matemático, através da Música Pitagórica e apresentar os talentos musicais e poéticos dos acadêmicos do Curso de Matemática.
Na noite do dia 16, acontece a palestra “Matemática + Sinais = Aprendizagem”, proferida pela professora Fátima do Rocio Souza e, como atividade cultural, haverá a apresentação de Poesias e Músicas Matemáticas pelos estudantes do 3º ano do Curso de Matemática da Fafipar.
Na noite do segundo dia (17), ocorre a palestra “A Grécia, a Escola Pitagórica e a Música” com o professor da Fafipar, Sérgio Luiz Filippetto. Como atividade cultural, será realizada uma Oficina de Música de Flauta Doce com o professor Rafael Palotino, da Fundação Municipal de Cultura “Dr. Nelson de Freitas Barbosa”, da Prefeitura de Paranaguá, seguida da apresentação do grupo “Chorando Baixinho”.
As inscrições para o evento são direcionadas para estudantes do Ensino Superior e podem ser realizadas no Prédio Central da Fafipar, no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. O custo da inscrição é de R$ 12 por participante, com direito a certificado do encontro, pasta e uma flauta doce para a oficina. Maiores informações com a professora Solange, no telefone (41) 3423-3644.