Evento Internacional sobre Leites e Queijos atraiu interesse dos Campos Gerais 20/10/2009 - 17:46

Como parte das comemorações do “Ano da França no Brasil”, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Departamento de Engenharia de Alimentos, e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promoveram  a primeira edição do Workshop Internacional sobre Leite e Queijos.
O evento realizado no último final de semana, na UEPG, em Ponta Grossa, contou com a participação de comitiva francesa da região de Rhône Alpes, professores, pesquisadores, representantes de cooperativas e indústrias parceiras nos projetos sobre o leite e queijo no Paraná, alunos do curso de extensão em fabricação de queijos e os parceiros da Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos – Witmarsum, Coalhopar, CHR Hansen, Lidernau, ParanáInox, Criovac e JandaPlast.
A realização do workshop é significativa para a UEPG, onde está instalada a Escola de Leites e Queijos dos Campos Gerais, resultado do empenho do Governo do Estado através do acordo de cooperação entre o Paraná e a região de Rhône-Alpes na França.
Para o professor Alessandro Nogueira, coordenador da Escola, a oficina abre espaço para envolvimento com diversos temas desenvolvidos a partir de palestras sobre a produção, qualidade, mercado e perspectivas da cadeia do leite e da área de queijos. Ele ressalta que a promoção da oficina representa uma contribuição na troca de conhecimentos para os produtores dos Campos Gerais, a terceira bacia leiteira do Paraná. A região também se constitui num dos principais pólos de melhoramento genético de matrizes leiteiras, comercializadas em todo o território nacional. Por esse quadro favorável, a região abriga cooperativas, empresas de laticínios, de suporte de produção de leite e processamento de produtos lácteos e uma grande variedade de produtos de leite.
Fortalecer o termo de cooperação entre Rhône-Alpes e o Paraná; conhecer as características mercadológicas dos queijos franceses; divulgar o cenário paranaense de produção e qualidade do leite e avaliar o mercado de queijos finos no Paraná e no Brasil foram alguns dos principais objetivos do evento. Foram apresentados os principais projetos de melhoria da qualidade do leite no Paraná e os resultados do Projeto da Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais. Finamento, foi discutido o interesse do setor industrial de lácteos e queijos da Região de Rhône-Alpes no Paraná.