Estudante de Engenharia de Materiais da UEPG apresenta trabalho em evento internacional 04/11/2019 - 14:33

A estudante do 4º ano de Engenharia de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Amanda Catarina Brandes, apresentou o trabalho “Process Parameters Influence by Friction Surfacing on Similar Materials from the AA 2024-T3”, no 25º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (Coben 2019). O evento ocorreu no período de 20 a 25 de outubro, em Uberlândia, região do Triângulo Mineiro. Na ocasião, a estudante fez apresentação oral em inglês.

O trabalho, resultante de pesquisa de Iniciação Científica e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante, está inserido no Consórcio de Pesquisa em Processamento por Atrito (C2PA), com amparo em convênio de cooperação científica e tecnológica, entre empresas, universidades e instituições de apoio. O objetivo é promover a pesquisa e o desenvolvimento pré-competitivo da tecnologia de Processamento por Atrito (Friction Surfacing).

Segundo o professor André Luis Moreira de Carvalho, do Departamento de Engenharia de Materiais da UEPG e vice-diretor do C2PA, a pesquisa sobre a tecnologia de processamento por atrito está em desenvolvimento há três anos. “Nesse período, a pesquisa visou concentrar esforços em encontrar os melhores parâmetros de processamento por atrito da tecnologia por Friction Surfacing”, afirma o professor, que coordena estudo da viabilidade do processo por atrito Friction Surfacing na fabricação de painéis estruturais de ligas de alumínio para aplicação em aeronave, com suporte financeiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

INTERNACIONAL - Atualmente, a pesquisa em processamento por Friction Surfacing  está em fase internacional e o projeto “Aplicação de Friction Surfacing de Al Aeronáutico para Aumento da Tolerância ao Dano em Estruturas de Aeronaves” será desenvolvido no Helmholtz-Zentrum Geesthacht (HZG) Centre for Materials and Coastal Research, na região de Hamburgo, na Alemanha.

Com duração e oito meses, essa etapa da pesquisa conta com o suporte financeiro do Instituto HZG da Alemanha, que oferece, ainda, alojamento no período de desenvolvimento do projeto para um estudante da graduação em Engenharia de Materiais da UEPG, membro do grupo de pesquisa.

O professor André Carvalho reforça que esse projeto tem participação da empresa francesa Constellium, que produz ligas de alumínio para aplicação aeroespacial. A empresa contribui com o material de Al-Li para o desenvolvimento da pesquisa no Instituto HZG. “Assim, o interesse da pesquisa é uma parceria entre HZG-Constellium-UEPG-Embraer. O potencial de aplicação dessa pesquisa está concentrado na fabricação de alguns componentes estruturais de aeronaves, em superfícies resistentes ao desgaste, à corrosão e, principalmente, como uso de bloqueadores à nucleação de trinca por fadiga na fuselagem e inibidores de flambagem ao longo do comprimento da asa de aeronave”, explica o professor.

FRICTION SURFACING - É o atrito entre uma haste-ferramenta metálica consumível (em rotação sobre carga compressiva) e uma superfície (substrato) metálica. A dissipação do calor por atrito gerado entre ambas superfícies promove uma camada de deformação viscoplástica na ponta da haste-ferramenta. As condições de pressão e temperatura conduzem a um processo de difusão, resultando em uma ligação metálica entre o material da haste deformado e o substrato, produzindo, assim, a deposição sobre o substrato. O Brasil carece de conhecimento técnico-científico acerca desta tecnologia de processamento por atrito para aplicação nos setores industriais, aponta o professor.