Estaduais então entre as instituições com maior representatividade feminina entre estudantes 09/03/2020 - 10:46

As Universidades Estaduais do Centro-Oeste (Unicentro), do Paraná (Unespar) e do Oeste do Paraná (Unioeste) estão entre as instituições públicas com maior representatividade feminina entre os alunos.

Das 103 universidades públicas do país com mais de 5 mil alunos, apenas 22 tem uma taxa igual ou superior à media da representatividade feminina nacional, apontada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 57%.

Segundo o levantamento realizado pela Revista Quero, com base no Censo da Educação Superior de 2018, a Unicentro é a 6ª universidade pública com maior número de alunas. Mais de 4.000 estudantes representam 61,4% do corpo discente.

Logo em seguida aparece a Unespar em 8ª com um percentual de 60,6% e quase 6 mil alunas. Embora os dados da Unespar sejam positivos, a chefe de Gabinete da Reitoria, Edinéia Navarro, reconhece que ainda há muito que se fazer para proporcionar um ambiente mais igualitário para suas estudantes.

 “A mulher ainda não se reconhece em cursos ligados às áreas das engenharias, das exatas e, predominantemente, são maioria nos cursos de humanas e educação. Para as estudantes mulheres, são muitas barreiras ainda a serem superadas”, destacou.

A Unioeste também superou a média nacional e alcançou a 12ª colocação com 58,8% dos estudantes sendo mulheres, a porcentagem representa as mais de 5 mil estudantes que a instituição possui.