Estado promove capacitação para mulheres com foco na cultura empreendedora 16/03/2021 - 15:41
Com o objetivo de incentivar a cultura da inovação e do empreendedorismo entre as mulheres paranaenses, a Superintendência de Inovação (SGI), em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), inicia na quarta-feira da próxima semana (24) o Programa da Mulher Inovadora (Ella’s).
O intuito é promover a criatividade e apoiar a geração de ideias, desenvolvendo novas formas de negócios e valorizando a capacidade das mulheres. O programa será online e gratuito e as inscrições devem ser realizadas via formulário disponibilizado clicando aqui.
Serão realizados oito encontros, ministrados por professoras das instituições de ensino superior do Paraná e consultoras do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com temas relacionados à criatividade, planejamento, desenvolvimento de novos negócios, metas, instrumentos de trabalho e recursos para alavancar novos empreendimentos.
“É uma excelente oportunidade para que as mulheres empreendedoras do nosso Estado possam ter contato com profissionais que são referência em áreas essenciais no desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Temos certeza que essa ação vai impulsionar diferentes iniciativas inovadoras”, destaca Sandra Ferreira Cristina, coordenadora da Divisão de Extensão da Seti.
Também integram essa ação a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf); a Superintendência Geral de Ação Solidária; a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológica; a Fomento Paraná; a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio); a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); a Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR); o Parque Tecnológico Itaipu (PTI); a Associação de Empresas de Tecnologia do Oeste do Paraná (Iguassu IT); a Comunidade de Startups do Ecossistema de Inovação do Sudoeste do Paraná (Sudovalley); a Hotmilk Aceleradora de Startups da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); o Instituto Legado; e a empresa iCities – Smart Cities Solutions.
FOMENTO PARANÁ - As mulheres interessadas em participar do programa de microcrédito disponibilizado pela Fomento Paraná contarão com módulos extras de ensino. Depois de todos os módulos concluídos, as empreendedoras receberão um Certificado de Capacitação.
A Fomento Paraná financia projetos de investimento para empreendedores da indústria, do comércio, dos setores de Serviços e Agricultura. Desde 2011, a instituição já contratou cerca de R$ 1 bilhão em financiamentos para empresas de micro, pequeno e médio porte em todo o Estado.