Estado contrata médicos para atuar em plataforma de telessaúde 02/12/2020 - 12:20

O Estado do Paraná está com seis novas vagas abertas para médicos atuar em atividades de combate e prevenção ao coronavírus no aplicativo Saúde Online Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site setipr.net.br/covid19/. Os candidatos serão escolhidos por ordem cronológica de inscrição.

O Saúde Online Paraná, lançado no mês de novembro, é uma plataforma inovadora que conecta pacientes e profissionais da saúde de forma personalizada. A ferramenta combate a Covid-19 e seus efeitos psicológicos, além do monitoramento de doenças crônicas, que podem agravar o quadro clínico de pessoas contaminadas.

 “Estamos selecionando profissionais qualificados para reforçar as medidas preventivas de saúde física e mental. O aplicativo possui diversas funcionalidades gratuitas e inovadoras que podem ser acessadas pelo publico”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Os médicos deverão estar regularmente inscritos no Conselho Regional de Medicina no Estado do Paraná e os valores da bolsa variam de R$ 2 mil, para carga horária de 20 horas semanais e R$ 3 mil para uma carga horária de 30 horas semanais. Para acessar o edital completo, clique aqui.

APLICATIVO - No aplicativo, disponível inicialmente para Android na Play Store, as pessoas poderão acessar informações oficiais sobre o novo coronavírus e receber atendimento de profissionais da saúde de plantão, tanto para buscar orientações relacionadas à Covid-19, quanto para outras doenças. A plataforma localiza as unidades de saúde mais próximas ao cidadão e apresenta informações sobre atendimentos. Em breve, o aplicativo estará disponível também na App Store para IOS.

Os cidadãos cadastrados no aplicativo podem incluir os familiares que não possuem dispositivos móveis com acesso à Internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem rápida, selecionando as seguintes opções: Suspeita de Covid-19; Retorno de Covid-19 positivo; e Contato com Covid-19 positivo.

De acordo com o resultado da triagem, o paciente pode ser encaminhado a uma unidade de pronto atendimento ou realizar uma consulta remota com os médicos da plataforma, no período das 8 às 23 horas, diariamente. As consultas são realizadas pelo próprio aplicativo, por meio de Teleconsulta.

Caso seja necessário, os médicos podem prescrever medicamentos e emitir atestados digitais. Os médicos que atuam no Teleatendimento têm acesso ao histórico completo de consultas realizadas pelos pacientes, agilizando os diagnósticos e prognósticos.