Escritório regional do Tecpar será instalado em Cascavel 18/06/2010 - 20:47

O secretário de Estado Nildo Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou as instalações do novo escritório regional do Tecpar, em Cascavel, nesta quinta-feira (17). Uma unidade do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será instalada no Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento em Cascavel.

“É uma das ações da secretaria para apoiar o desenvolvimento da região, dando condições aos jovens de permanecer nas suas cidades, gerando empregos e assim contribuindo para o crescimento do Estado”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lubke.

A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Agricultura e Abastecimento (Seab).

INTERIORIZAÇÃO – A implantação da nova unidade faz parte da política do governo do Estado que, entre outros objetivos, visa à interiorização de atividades de pesquisa e prestação de serviço desenvolvidas e realizadas pelo Tecpar.

“Começaremos com um pequeno escritório e um laboratório, mas com certeza daqui a poucos anos teremos um grande centro difusor de tecnologia, com condições de atrair outras empresas para o Estado”, afirmou o secretário Nildo Lubke.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, a interiorização das ações do instituto marca um novo momento da instituição. “Vamos começar atendendo a cadeia produtiva do leite e promover encontros com os empresários para levantar as demandas específicas da região, colocando os laboratórios do Tecpar à disposição”, declarou.

O engenheiro químico Mário Bracht, coordenador da unidade do Tecpar em Cascavel, lembrou que existe uma demanda das indústrias locais. “Há muito tempo esperávamos por essa ação”, afirmou. Entre as atividades que vão ser realizadas no novo escritório regional está o suporte ao trabalho de campo executado por técnicos da Seab.

TECPAR – Os modernos laboratórios do instituto para determinação de elementos químicos em alimentos, leite, fertilizantes, águas, efluentes, medicamentos e ligas metálicas seguindo padrões de qualidade estarão à disposição da região, assim como as pesquisas em biocombustíveis e em tecnologias sociais.

Entre os serviços oferecidos pelo Tecpar estão a calibração de instrumentos de medição que garantem confiabilidade metrológica e a adequação de produtos para exportação, respostas técnicas e assistência tecnológica.

A orientação para registro de produtos e pesquisa de anterioridade por meio da Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI) do Tecpar, o serviço de certificação que garante marcas de conformidade para produtos e sistemas reconhecidos como referência de qualidade e a produção de kits para diagnóstico de doenças em animais, produção de vacinas para animais e o desenvolvimento de projetos especiais, como a vacina contra a diarreia suína também vão atender às necessidades da região Oeste do Estado. O escritório regional do Tecpar em Cascavel está situado na Rua Antonina, 974, no bairro São Cristovão.