Escola de Música e Belas Artes do Paraná muda de endereço 29/03/2010 - 10:36

A mudança foi possível através do apoio do Governo do Estado e da Seti e permite a restauração e ampliação da antiga sede preservada pelo patrimônio histórico
A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) inicia o ano com modificações para oferecer melhor estrutura aos seus alunos e funcionários. Desde 1951 ocupando o prédio na Rua Emiliano Perneta n°179, no centro de Curitiba, que é uma unidade de interesse de preservação pelo patrimônio histórico, a instituição muda de endereço provisoriamente para ampliação da sede.
O objetivo final é restaurar as instalações e construir um novo prédio com 12 andares. Através do apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que repassou orçamento para aluguel e reforma dos prédios, os projetos já estão em andamento e a estimativa é que a licitação da construção aconteça na metade deste ano.
O endereço provisório da Embap continua sendo central, porém as instalações compreendem dois prédios. Um fica localizado na Rua Comendador Macedo n° 254, com cerca de 2100 metros quadrados, divididos em 5 andares, e outro na Rua Benjamin Constant n°303, com área aproximada de 1.500 metros quadrados e 3 andares. Os prédios foram completamente reformados e adequados para receber os alunos; com salas mais amplas, equipadas com ateliês de escultura, gravura, pintura entre outros.
Segundo a diretora geral da Embap, Anna Maria Lacombe Feijó, essa estrutura provisória da Embap foi uma decisão criteriosa. “Os espaços escolhidos foram os que mais se aproximaram da ideia de um ambiente que compreende todos os setores da Escola e que têm uma localização central”, completa.
Anna Maria lembra ainda que entre outros benefícios obtidos com a mudança está a unificação da biblioteca com a vinda das aulas de pós-graduação que antes eram lecionadas na Casa Gomm, no bairro Batel; além da transferência de outros cursos que eram ministrados no Instituto de Engenharia do Paraná, no centro.