Ensino superior, ciência e tecnologia na pauta da delegação da França 09/05/2007 - 17:30

09/05/2007
Os projetos das áreas de ciência, tecnologia e ensino superior do Plano de Ação, firmado há três meses entre o Governo do Paraná e a região francesa de Rhône-Alpes, foram objeto de discussão nesta quarta-feira, 09, em reunião na sede do Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, em Curitiba.
Na reunião, a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto; o ministro Sérgio Couri, chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná (Erepar); o cônsul da França, Joseph Galiano; o secretário do Codesul, Santiago Martin Gallo, a diretora de Ensino Superior (Desup) da Região de Rhône-Alpes, Lucette Dixon; e a chefe da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Veneza, detalharam as possibilidades de intercâmbio e outras parcerias.
Assinado pelo governador Roberto Requião e pelo presidente do Conselho Regional de Rhône Alpes, Jean Jacques Queyranne, durante a II reunião do Comitê de Pilotagem do Paraná – Rhône-Alpes, o Plano de Ação está em fase de implementação esta semana. Nas áreas de ciência e tecnologia e ensino superior, os interesses estão voltados principalmente aos centros de transferência de tecnologia e ao intercâmbio estudantil, tanto na graduação como na pós-graduação (mestrado e doutorado).
“O parque tecnológico deve estar ligado à área de inovação”, disse a secretária Lygia Pupatto, ao defender a idéia de vínculo com as incubadoras. Segundo ela, hoje as empresas devem ter o cunho da inovação tecnológica. A secretária manifestou interesse em conhecer a experiência francesa no setor, porque segundo informou a diretora de Ensino Superior da Região de Rhône-Alpes, Lucette Dixon, está sendo criada na França uma Agência Nacional de Inovação e também agências regionais.
Lucette Dixon demonstrou especial interesse em promover um intercâmbio acadêmico com a Secretaria e também com as instituições estaduais de ensino superior do Paraná: “Podemos oferecer suporte para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado. É importante que aconteça essa parceria com o Governo do Paraná”, disse.
“O Governo do Paraná está coordenando um intenso trabalho visando colocar a inovação tecnológica e a cooperação internacional em benefício ao setor industrial. Estamos planejando o desenvolvimento do Estado até o ano de 2005, tomando por base as potencialidades regionais e o perfil industrial”, disse o secretário do Codesul, Santiago Martin Gallo.
Uma nova reunião com membros da delegação francesa foi marcada pela secretária Lygia Pupatto para o início da manhã desta quinta-feira (10) na sede da Seti, em Curitiba. Ela pretende detalhar os objetivos e a missão institucional da Secretaria e avançar nas propostas e projetos de parceria.