Enfermagem da Unioeste participa de ações contra a COVID-19 em Foz 31/03/2020 - 10:14

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está integrando um esforço coletivo para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Docentes e acadêmicos, do Curso de Enfermagem da Unioeste-Foz, atenderam a solicitação da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, para atuar na campanha de vacinação contra Influenza, em face ao período epidemiológico de emergência.

Desde a última segunda-feira (23/03), de forma voluntária, docentes e alunos do quarto e quinto ano do curso de Enfermagem da Unioeste Foz do Iguaçu estão envolvidos nos trabalhos da campanha de vacinação contra Influenza para a população com mais de 60 anos de idade do município. Para evitar a exposição dos idosos à COVID-19, a vacinação ocorre no domicílio, ou seja, casa a casa. A equipe da UNIOESTE integrou-se às equipes das 29 unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu, realizando a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Ademais, três veículos e um motorista da Universidade também foram cedidos.

Neste final de semana (28 e 29/03), a ação se estendeu a vacinação em sistema de drive-thru, para atender especialmente idosos que residem em apartamentos, condomínios e áreas afastadas. "As universidades públicas brasileiras estão participando ativamente, em diferentes ações contra a pandemia e revelam seu importante papel em situações como essas. A Unioeste tem se mostrado presente em diferentes frentes, desde ações diretas como essa às pesquisas em curso sobre o vírus", analisa a docente Jossiana Wilke Faller, responsável pela organização da ação, em nome da universidade.

Apoio técnico e científico frente à pandemia

No campus de Foz do Iguaçu, o curso de Ciência da Computação está integrando um esforço coletivo para a produção de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde. As impressoras 3D produzidas em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu estão funcionando em ritmo acelerado para contribuir com a iniciativa.

De acordo com o professor de Ciência da Computação e um dos coordenadores do projeto da impressora 3D, Claudio Roberto Marquetto Mauricio, as máscaras conhecidas como face Shields são muito importantes para evitar o contato com aerossóis de pacientes em atendimento proporcionando maior segurança para os profissionais da saúde. “A iniciativa coletiva pretende atender a demanda de Foz do Iguaçu e região tendo cooperado com o Hospital Municipal e o Hospital Costa Cavalcanti para fornecer os equipamentos”, explicou.

Aulas seguem suspensas

De acordo com o ato executivo 021, considerando a necessidade de adoção de medidas de prevenção ao contágio pelo Coronavírus, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) manterá suspensa as atividades acadêmicas de graduação e pós-graduação por tempo indeterminado.