Encontro reúne reitores em programa de integração de universidades da América do Sul 30/10/2009 - 14:52

A Rede de Universidades Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur Universitário), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) promovem na próxima terça-feira (3), em Curitiba, reunião entre reitores para discutir e definir ações de fortalecimento e integração das universidades estaduais do Paraná e da Argentina. A abertura do encontro será realizada às 14h30, na sede do Codesul.
O protocolo de integração e intercâmbio entre as universidades, assinado em 2008 pelo Governo do Paraná e instituições do Norte Grande da Argentina, visa promover o desenvolvimento das regiões pela cooperação e troca de tecnologias. A parceria integra seis universidades estaduais do Paraná – UEPG, Unioeste, UEM, UEMP, Unicentro e UEL — e quatro universidades da Argentina – Universidade Nacional Del Nordeste, Universidade Nacional de Missiones, Universidade Nacional de Formosa e Universidade Nacional de Santiago Del Esteros.
Participam do encontro a secretária de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, o cônsul da República Argentina, Héctor Gustavo Vivacqua, o reitor da Universidade Nacional do Nordeste, Oscar Vicente Valdés, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, o diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, Antônio Alpendre da Silva, e o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremos Sul, Airton Pissetti.
O secretário-executivo do Codesul, Santiago Gallo, explicou que a reunião irá discutir a incorporação de universidades do Paraguai, Chile e Bolívia ao protocolo. “O Paraguai, por exemplo, precisa de apoio. Com a estrutura que temos no Paraná, podemos colaborar para o desenvolvimento do ensino superior do país vizinho”, disse. Também serão discutidas a continuidade do protocolo de cooperação acadêmica, a criação de um programa de intercâmbio de professores e alunos, cursos e grupos de pesquisa para diversas áreas do conhecimento.
“A parceria entre universidades do Brasil e de outros países da América Latina é fundamental para a formação dos nossos estudantes. Vamos formar cidadãos com maior consciência da importância da cooperação. O Mercosul sai do setor econômico para o acadêmico, o que é fundamental para o desenvolvimento de uma visão de integração latino americana. É importante para a construção de uma identidade”, afirmou Gallo.
Esta é a primeira reunião realizada fora da Argentina. “A integração regional só se sustenta com bases sólidas, que integrem a ciência e a tecnologia. No Paraná, as políticas públicas são multidisciplinares, abrangem a integração cultural, acadêmica e do meio ambiente. É neste âmbito que a integração se faz de fato”, destacou o secretário.Integram o Zicosur as províncias argentinas de Catamarca, Chaco, Corrientes, Formosa, Jujuy, Misiones, Salta, Santiago del Estero e Tucumán, as prefeituras bolivianas de Chuquisaca, Cochabamba, Oruro, Tarija e Santa Cruz; as regiões de Tarapacá e Antofagasta, no Chile, e as regiões de Alto Paraguai, Alto Paraná, Concepción, Amambay, Boquerón, Caaguazú, Misiones, Paraguarí, Caazapá, Canindeyú, Central, Concepcion, Cordillera, Guayrá, Itapúa, Neembucú, Presidente Hayes e San Pedro, no Paraguai.