Encontro reúne reitores em programa de integração de universidades da América do Sul 04/11/2009 - 11:29

A Rede de Universidades Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur Universitário), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) promoveram, na tarde desta terça-feira (3), encontro entre os reitores, diretores e assessores de relações internacionais de universidades e faculdades da Argentina, Paraguai e Paraná. Mais cedo, o governador Roberto Requião recebeu os representantes da Argentina e do Paraguai em um almoço no Palácio das Araucárias.
O objetivo do encontro foi discutir e definir ações de fortalecimento e integração entre as instituições de ensino. A secretária de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, apresentou o sistema Seti e demonstrou interesse nos acordos de cooperação. “A Seti gerencia seis universidades estaduais, sete faculdades, institutos de pesquisa e de difusão de conhecimento, além de projetos estratégicos para a ciência e a tecnologia paranaenses. Neste ano, o orçamento da Seti é de R$ 1,4 bilhões, para investimentos em todo esse sistema”, disse.

No encontro, também foram apresentadas a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) e o Grupo de Universidades Nacionales Del Norte Grande Argentino (UNNGA).

O presidente da Rede Zicosur Universitário e reitor da Universidade Nacional do Nordeste (UNNE) – Argentina, Oscar Vicente Valdés, divulgou alguns pontos já definidos na reunião. Os temas meio ambiente e desenvolvimento sustentável devem ser trabalhados mais enfaticamente. Além disso, ficou definida a continuidade da cooperação acadêmica entre os países, com a mobilidade de docentes e o intercâmbio de alunos, cursos e grupos de pesquisa para diversas áreas do conhecimento. O Paraná comprometeu-se a ofertar um percentual de vagas para estudantes do Mercosul no curso de mestrado interinstitucional em Bioenergia, que será ofertado pelo Paraná em 2010. Também haverá o fortalecimento da Rede Interuniversitária de Estudos Jesuíticos, que foi iniciada em 2004.

Esta foi a primeira reunião realizada fora da Argentina. Integram o Zicosur as províncias argentinas de Catamarca, Chaco, Corrientes, Formosa, Jujuy, Misiones, Salta, Santiago del Estero e Tucumán, as prefeituras bolivianas de Chuquisaca, Cochabamba, Oruro, Tarija e Santa Cruz; as regiões de Tarapacá e Antofagasta, no Chile, e as regiões de Alto Paraguai, Alto Paraná, Concepción, Amambay, Boquerón, Caaguazú, Misiones, Paraguarí, Caazapá, Canindeyú, Central, Concepcion, Cordillera, Guayrá, Itapúa, Neembucú, Presidente Hayes e San Pedro, no Paraguai.
O Governo do Paraná e instituições do Norte Grande da Argentina já assinaram protocolo de integração e intercâmbio entre as universidades em 2008. O objetivo foi promover o desenvolvimento das regiões pela cooperação e troca de tecnologias. A parceria integra seis universidades estaduais do Paraná – UEPG, Unioeste, UEM, UEMP, Unicentro e UEL — e quatro universidades da Argentina – Universidade Nacional Del Nordeste, Universidade Nacional de Missiones, Universidade Nacional de Formosa e Universidade Nacional de Santiago Del Esteros.