Encontro na APP de Londrina discute diálogo entre ensino básico e ensino superior 05/06/2009 - 17:10

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, participou nesta quinta-feira (04), na Associação dos Professores do Paraná (APP), em Londrina, do encontro pré-Conae - Londrina que abordou a relevância da parceria entre Educação Básica e Ensino Superior. O encontro foi uma prévia das discussões que serão realizadas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontecerá no mês de abril de 2010.
A Conae está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada em diferentes territórios e espaços institucionais: nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e no país. A partir de janeiro de 2009, estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e a sociedade civil organizada terão a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
Além da secretária Lygia Pupatto, que falou sobre “O papel da Educação Superior na formação dos profissionais de educação”, a mesa redonda desta quinta-feira (04) contou com a participação do professor Luis Carlos Paixão, que apresentou a palesta “Demandas da Educação Básica quanto à formação e valorização dos profissionais de educação", e do professor Romeu Gomes de Miranda, presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, que mediou os trabalhos.
Paixão abordou a situação dos professores do Ensino Básico do Paraná e garantiu que o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) foi um marco: “Quando os irmãos voltaram a conversar”, disse, referindo-se ao diálogo entre o Ensino Superior e os professores do ensino básico.
A secretária Lygia relevou a necessidade da formação continuada dos professores e do diálogo constante entre os educadores do Ensino Básico e do Ensino Superior. Para ela, essa discussão irá estimular os professores recém-formados e também aqueles que já atuam na Educação. “É a interlocução para formar melhor os professores”, afirmou a secretária.
Lygia também falou sobre o Universidade Sem Fronteiras, maior Programa de Extensão do Brasil e que conta com um subprograma de Apoio às Licenciaturas,  que atende 461 escolas e 30 mil alunos em todo Paraná. Para ela, o diálogo entre as escolas e a Universidade é uma troca de experiência e de conhecimento essencial entre os educadores, além de complementar a formação de novos professores e dar a oportunidade do primeiro emprego para os recém-formados e oferecer a formação continuada dos coordenadores.