Empresa universitária Nanoita vence competição “Idea to Product” 03/11/2009 - 11:02

A empresa universitária ponta-grossense Nanoita conquistou o primeiro lugar na competição global Idea to Product (da ideia ao produto), disputada na Universidade Austin, no Texas, nesta sexta e sábado (30 e 31).
Participaram da disputa 15 empresas, que foram divididas em três grupos com cinco participantes cada. Foram consideradas campeãs as empresas que obtiveram o melhor desempenho em cada grupo. Os vencedores receberam prêmio de US$ 10 mil. Também se comprometeram a desenvolver o produto apresentado em escala industrial.
O processo que rendeu à Nanoita a vitória foi um procedimento que transforma cerâmica em uma superfície bactericida, ideal para aplicação em hospitais e clínicas. A empresa de nanotecnologia desenvolveu um processo que fixa diversos átomos em qualquer superfície, podendo ser utilizado também em outras áreas.
A Nanoita está incubada na Intecponta, vinculada à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desde 2001 e recebeu como investimento inicial R$ 280 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto foi coordenado pelo professor Sérgio Tebcherani, com plano de negócios sob a responsabilidade de Renê Fernandes, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A equipe é liderada por Thiago Sequinel, formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutorando pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara.