Empresa Junior de Psicologia da UEL está entre as 20 melhores do país 22/06/2012 - 17:40
Três empresas juniores das universidades estaduais de Londrina e Maringá foram classificadas entre as 20 melhores do país no último levantamento feito pela Confederação das Empresas Juniores.
As duas empresas da UEM são a Adecon, dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, que oferece serviços de consultoria; e a Conseq, empresa júnior de Engenharia Química. Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o destaque é da Elo Consultoria, empresa do curso de Psicologia. Entre as melhores empresas, também estão outras duas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O Sistema de Medição de Desempenho para Empresas Juniores é realizado anualmente e busca identificar e eleger as melhores iniciativas de estudantes de graduação que buscam oportunidades de estágio durante o curso. O sistema é uma ferramenta desenvolvida pela Brasil Júnior para analisar as empresas juniores em sete aspectos, permitindo seu desenvolvimento contínuo. Os quesitos avaliados são: financeiro, projetos, mercado, pessoas, sociedade, movimento de empresas juniores (MEJ) e estratégia.
No ano passado, a Elo já havia sido considerada a melhor empresa júnior do país no setor da saúde e ainda a melhor do Sul do Brasil. A presidente da empresa júnior, Jenifer Pavan, explica que existem hoje 1,9 mil empresas desse tipo em todo o país.
Segundo Pavan, a Elo conta com 13 membros efetivos e 21 trainees, todos estudantes do curso. A empresa atende a pequenas e micro empresas da região, prestando todo tipo de atendimento e consultoria na área de Recursos Humanos.
O trabalho prevê treinamento, recrutamento e seleção de pessoal, diagnóstico organizacional, descrição de cargos e avaliação de desempenho. A Elo cobra 20% do valor do honorário profissional, de acordo com a tabela do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os recursos das consultorias e trabalhos são revertidos para a própria Empresa Júnior para custo de manutenção e aquisição de material de trabalho e consumo.
Segundo a vice-presidente da Elo, Bárbara Delalibera, qualquer estudante do curso pode integrar a empresa. A seleção é feita por meio de teste e entrevista de avaliação. Uma vez aceito, o aluno permanece cerca de quatro semanas como trainee, até tornar-se membro efetivo da empresa.
A Elo funciona em uma sala na sede do Sindicato dos Servidores (Assuel), no Campus Universitário. Os atendimentos e reuniões dos membros são realizados nos intervalos das aulas. Contatos pelo e-mail eloconsultoriajr@gmail.com.